EQST

O Que Um Estudo Descritivo E Analtico?

O que é um estudo descritivo e analítico?

Diferente dos estudos descritivos, nos estudos analíticos existe a formação de um grupo controle que serve para a comparação dos resultados. É um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.

O que são estudos de observação e estudos experimentais?

Os estudos podem se dividir em: São pesquisas originais, em que os dados colhidos ou variáveis observadas e analisadas no estudo (por um pesquisador) estão relacionados a aplicação de intervenções (estudos experimentais) ou observações (estudos observacionais).

Como se calcula a razão de prevalência?

A taxa de prevalência freqüentemente é expressa multiplicada por um fator. Por exemplo, a taxa de prevalência de hanseníase no Brasil, em 1995, foi de 4,8 por 100 000 habitantes. A prevalência difere da incidência porque pode ser avaliada através de uma medida única 2 Page 3 Estudos de Prevalência (seccional).

Quais os fatores que influenciam a prevalência?

Fatores que podem aumentar a prevalência

  • Maior duração da doença;
  • Aumento da incidência (I);
  • Aumento da sobrevida, sem cura;
  • Imigração de casos ou emigração de pessoas sadias;
  • Melhoria dos recursos diagnósticos;
  • Melhoria do sistema de informação.

Como interpretar a razão de chances?

Uma razão de chances maior do que 1 indica que a condição ou evento tem maior probabilidade de ocorrer no primeiro grupo. Finalmente, uma razão de chances menor do que 1 indica que a probabilidade é menor no primeiro grupo do que no segundo. A razão de chances precisa ser igual ou maior que zero.

Como interpretar a regressão logística?

A interpretação dos parâmetros de um modelo de regressão logística é obtida comparando a probabilidade de sucesso com a probabilidade de fracasso, usando a função odds ratio - OR (razão de chances). Essa função é obtida a partir da função odds.

Qual a fórmula do odds ratio razão de chances )?

A Raz˜ao de Chances (odds ratio) (RC)éa chance de doença (do evento “desenvolver a doença”) entre indivıduos expostos dividido pela chance de doença entre n˜ao-expostos. = 1/6 5 / 19 Page 6 Risco Relativo e Raz˜ao de Chances RR(RC) ≈ 1 ⇒ associaç ˜ao entre exposiç ˜ao e doença improvável de existir.

Como interpretar risco relativo menor que 1?

Um risco menor que 1 implica em uma redução da doença com exposição, enquanto que um RR maior que 1, sugere um aumento da doença com exposição. Quanto maior for o RR, maior será a associação entre a exposição e o dano.

Como calcular fator de risco?

  1. 12 (4.

    Como interpretar a redução absoluta de risco?

    2. Redução absoluta de risco (RAR) A RAR representa a redução, em termos absolutos, do risco no grupo que sofreu a intervenção de interesse, em relação ao grupo controle. RAR = [R(c) – R(t)] x 100 No caso do estudo da Tabela 2, a RAR foi de 24,1%.

    O que é redução absoluta?

    Já a redução absoluta do risco seria basicamente a simples subtração do risco no grupo controle pelo risco do grupo tratamento. Fazendo uso do mesmo exemplo utilizado para as medidas relativas, teríamos RAR = 10% – 3%, que nos daria uma redução absoluta de 7 %.

    Como calcular o risco absoluto?

    Como calcular o risco

    1. RA (risco absoluto) = o número de eventos (bons ou ruins) em grupos tratados ou controle, divididos pelo número de pessoas nesse grupo.
    2. ARC = a RA de eventos no grupo controle.
    3. ART = a RA de eventos no grupo de tratamento.
    4. ARR (redução absoluta do risco) = ARC — ART.
    5. RR (risco relativo) = ARV/ARC.

    O que significa a primeiro risco absoluto?

    É aquele em que a Seguradora responde pelo valor integral de qualquer sinistro até o Limite Máximo de Indenização da cobertura reivindicada. É a forma predominante de contratação do Seguro de Responsabilidade Civil. (Circular SUSEP 437/12).

    O que é risco de mercado absoluto?

    Dentre os riscos de mercado, destacam-se o risco absoluto e o risco relativo. O risco absoluto é o risco de o preço de um determinado ativo se comportar de maneira inesperada, produzindo perdas na carteira, ou seja, o risco de comprar um ativo por determinado preço, e, posteriormente, revendê-lo por um preço inferior.