EQST

O Que Derivaço Ventrculo-peritoneal?

O que derivaço ventrculo-peritoneal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é derivação ventrículo-peritoneal?

DVP: derivação ventrículo-peritoneal – implante de um sistema interno de drenagem de líquor, com o intuito de retirar excesso de líquor de uma estrutura chamada ventrículo cerebral para o intestino na cavidade chamada peritônio.

Como funciona a DVP?

Por exemplo: a DVP ocorre quando um cateter é inserido no ventrículo através da caixa craniana. O mecanismo passa por baixo da pele do pescoço e do tórax, drenando o LCR até a cavidade peritoneal, onde é absorvido pela corrente sanguínea, drenado pelos rins e eliminado em forma de urina.

Quando é indicado DVE?

qual a sua indicação? A colocação de uma DVE serve basicamente para desviar o fluxo liquórico para o meio externo. Ela pode ser colocada num caso de hidrocefalia obstrutiva aguda a fim de retirar o paciente da urgência, possibilitando novos estudos como RNM e a investigação de provável causa infecciosa.

Quando usar DVE?

A DVE é necessária no tratamento de pacientes com distúrbios da circulação liquórica, pois a maioria desses pacientes tem hemorragia subaracnóide ou intraparenquimatosa. Também representa suporte no tratamento da hidrocefalia e em patologias como traumatismo cranioencefálico (TCE) e processos tumorais.

Qual o objetivo da DVE?

Uma derivação ventricular externa (DVE) ou dreno extraventricular é um dispositivo usado em neurocirurgia no tratamento de hidrocefalia e para aliviar a pressão intracraniana quando a circulação normal de líquido cefalorraquidiano no cérebro se encontra obstruída.

Qual o significado da sigla DVE?

O cateter para derivação ventricular externa (DVE) é implantado através de procedimento neurocirúrgico e pode ter complicações graves como infecção do sistema nervoso central, que podem ser prevenidas com medidas simples.

Quanto custa uma cirurgia de hidrocefalia?

Esse tipo de cirurgia de alta complexidade tem um custo estimando em torno de R$ 20 mil nos hospitais privados. “Isto prova que é possível se fazer bom uso da verba disponível no SUS.

O que é PIC e DVE?

Introdução: o cateter de Derivação Ventricular Externa (DVE) com o cateter de monitorização da Pressão Intracraniana (PIC) acoplado pode ter complicações graves como infecções do sistema nervoso central, que podem ser prevenidas com medidas simples através dos cuidados de enfermagem.