Durante a dinastia merovíngia, desenvolvia-se o processo de formação do feudalismo, intensificando-se a ruralização e o poder dos grandes proprietários de terras. ... Assim, a partir de meados do século VII, os reis da dinastia merovíngia foram perdendo autoridade, ficando sujeitos aos senhores feudais.
Os carolíngios eram uma dinastia que fazia parte do Reino dos Francos e substituiu a decadente dinastia merovíngia. O principal reinado carolíngio foi o de Carlos Magno, caracterizado como uma real tentativa de restaurar um império grandioso tal qual o Império Romano do Ocidente.
Resposta. É bem simples: 1ª :carolingia- Foi o filho de Carlos Martel - chamado de Pepino, o Breve - quem representou a conclusão desse processo. ... Surgia aí uma nova dinastia, chamada de carolíngia, pelo fato de se originar em Carlos Martel.
Resposta. missi dominici era um funcionario encarregado por carlos magno de percorrer o imperio e informar o soberano sobre a administracao merovingia.
merovíngios
merovíngios
Clóvis
Carlos Magno
Inicialmente havia duas subdivisões principais entre os francos: os francos sálios ("salgado") e os ripuários ("rio"). Por volta do século IX essa divisão havia se tornado virtualmente inexistente, mas continuou por algum tempo a ter implicações para o sistema legal sob o qual a pessoa poderia ser julgada.
Os povos francos eram constituídos por um grupo de tribos germânicas que habitavam o baixo e o médio Rio Reno por volta do século III d.C.. Os francos foram a organização política mais poderosa da Europa Ocidental após a queda do Roma.
Ele dividiu o império em condados, ducados, marcas e criou as captulares, as primeiras leis escritas da Idade Média. A cultura e a educação dos francos também se desenvolveram durante essa fase. Com a morte do Imperador Carlos Magno o poder foi parar nas mãos do filho dele, Luís I, que reinou de 814 a 840.