As fases do Renascimento representam a divisão desse movimento artístico em três períodos: Trecento, Quattrocento e Cinquecento. Elas marcaram a transição da Idade Média para a Idade Moderna nos séculos XIV, XV e XVI.
Toscana, entre as cidades de Siena e Florença, foi onde o Renascimento se originou, proliferando-se mais tarde por toda a Europa. Grandes transformações ocorreram na cidade de Roma, o que originou o surgimento de importantes nomes na literatura, arquitetura, bem como nas artes plásticas.
Itália
O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político, surgido na Itália no século XIV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa.
A queda de Constantinopla, a chegada dos povos bizantinos na Itália e o desenvolvimento de uma cultura clássica foram os elementos que contribuíram para o surgimento do renascimento. ... Foram esses contextos políticos, históricos, econômicos e culturais que deram início à nova mentalidade da época.
O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari já no século XVI, mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt A Cultura do Renascimento na Itália (1867), onde ele definia o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem".
As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
Resposta:O. Renascimento recebeu esse nome porque seus integrantes buscavam um renascer da cultura da Antiguidade Clássica greco-romana. Os renascentistas acreditavam que no Mundo Clássico havia existido uma cultura livre da religiosidade medieval.
O antropocentrismo é um pensamento filosófico que coloca o homem como indivíduo central para o entendimento do mundo. O termo tem origem grega e em sua etimologia temos anthropos, que significa "humano", e kentron, "centro", logo homem no centro.
Chama-se Renascimento Científico o período de desenvolvimento da ciência que ocorreu durante os séculos XV e XVI. ... A partir deste saber, dos estudos e descobertas de alguns cientistas, esse período possibilitou o avanço de diversos campos do conhecimento que, mais tarde, inauguraria a Ciência Moderna.
De longe, a contribuição mais significativa da França para a música no período da Renascença foi o chanson. O chanson era uma variedade de canções seculares, de caráter altamente variado, e que incluía algumas das músicas mais populares do século 16: de fato, muitas canções foram cantadas em toda a Europa.
A França não dominou a economia do Brasil como a Inglaterra ou Portugal, mas foi responsável pela primeira colonização cultural do país, influenciando o comportamento das elites, determinando modelos de vida social e referências intelectuais, desde a filosofia até a moda, da gastronomia à literatura.
-A França vivia uma intensa crise econômica durante as décadas de 1770 e 1780, e essa, em partes, motivou o início da revolução. -O estopim que espalhou o ímpeto revolucionário pela França foi a Queda da Bastilha, que aconteceu em 14 de julho de 1789.
Os franceses fazem parte da história do Brasil desde o seu descobrimento. Mas, apesar do intenso comércio e das tentativas de colonizações, a maior influência foi no campo do pensamento e das artes, principalmente por conta dos portugueses, que trouxeram a cultura francesa para a colônia.
Resposta. a principal herança era a gastronomia, com a vinda da família real portuguesa no país,após aquele Bloqueio Continental imposto por Napoleão Bonaparte e a consequente invasão francesa em Portugal. E depois, essa herança culinária francesa se consolida durante o século XX.
A Revolução Francesa teve sob o Brasil tanto influências ideológicas quanto políticas, assim como algumas consequências importantes. No campo ideológico, serviu de inspiração, por exemplo, para a Inconfidência Mineira e, mais tarde, para a Revolução Praieira, ambas de caráter anti-absolutista e republicano.
10 tradições da França que você vai querer conhecer
O melhor da Comida Tradicional Francesa
A nação possui uma população de aproximadamente 62,6 milhões de habitantes distribuídos em um território que ocupa 551 500 km². A França está entre os países mais ricos e desenvolvidos do mundo. Na Europa, ocupa o terceiro lugar entre as economias do continente, superada somente pela Alemanha e o Reino Unido.
A grande maioria dos franceses é católica e é fato que por menor que seja uma cidade, sempre existirá uma igreja. Mas, geralmente, os mais velhos costumam ser mais religiosos, enquanto os mais jovens estão se distanciando cada vez mais da religião. Saiba tudo sobre a França neste nosso artigo especial sobre o país.
A educação na França é pública e laica da Maternelle ao Lycée. A escolaridade é obrigatória dos 6 aos 16 anos e o sistema de educação é centralizado e controlado pelo ministério da educação francês, cujo orçamento é o mais alto de todos os ministérios.
Os franceses são apaixonados pelo que é belo e a reclamação constante é o melhor exemplo de humor negro que eu já vi na vida. Ok, no cigarro realmente será difícil encontrar um lado bom se você não é fumante. Em Paris, por exemplo, as pessoas não te convidam para ir à casa delas mas sim para um bar, sempre.
Austrália