O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.
Os brônquios primários se dividem e dão origem aos brônquios lobares ou de segunda ordem; cada um desses brônquios é responsável por suprir um lobo do pulmão (há três no pulmão direito e dois no esquerdo). Os brônquio lobares, por sua vez, se ramificam em segmentares ou de terceira ordem.
Ao entrarem nos pulmões, os brônquios primários ramificam-se em três no pulmão direito e dois no esquerdo. Esses brônquios, conhecidos como secundários ou lobares, são responsáveis por suprir cada lobo pulmonar. ... Dá-se o nome de árvore brônquica ao conjunto dessas ramificações.
A traqueia humana divide-se em dois brônquios (direito e esquerdo). Estes apresentam estrutura muito semelhante à da traqueia e são denominados brônquios de primeira ordem. Cada brônquio principal dá origem a pequenos brônquios lobares ou de segunda ordem, que ventilam os lobos pulmonares.
A árvore brônquica é composta pelos brônquios, bronquíolos, sacos alveolares, e alvéolos, e é responsável por levar o ar sugado pelas narinas para os pulmões. Começa quando a traqueia se divide em dois brônquios primários ou principais: o direito e o esquerdo.
Os brônquios originam-se da traqueia, adentram os pulmões e ramificam-se. Essas ramificações lembram uma árvore invertida, por isso são denominadas de árvore brônquica. A árvore brônquica corresponde às vias aéreas inferiores, sendo formada pelos brônquios, bronquíolos, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos.
Quais são os brônquios lobares originados pelo brônquio principal esquerdo? ... Brônquios lobares superior, médio e inferior.
O brônquio direito se dirige ao pulmão direito e se divide,em três ramos, um para cada lobo pulmonar. O brônquio esquerdo entra no pulmão esquerdo e se divide só em dois ramos, porque o pulmão esquerdo só tem dois lobos. Cada ramo se divide sucessivamente em ramos, sempre menores.
A traqueia é formada por anéis de cartilagem em formato de “C” (cerca de 12 a 15 em um adulto). Estão dispostos horizontalmente uns sobre os outros e unidos por um tecido fibroso.