Muitos especialistas em teoria sociológica dividem elas em tipologias com grandes dicotomias: positivismo e antipositivismo, coletivismo e individualismo, estática e dinâmica, determinismo e compreensão, estrutura e agência, microssociologia e macrossociologia.
Nessa perspectiva, o autor mostra que o dinamismo da modernidade vem justamente da separação do tempo e do espaço, bem como da sua recombinação em formas que proporcionam um “zoneamento” tempo-espacial tanto da vida social como da ordenação e reordenação reflexiva das relações sociais à luz das contínuas entradas de ...
A Teoria da Sociedade de Risco reflete justamente a conscientização do exaurimento do modelo de produção do período industrial clássico, que deixa a sociedade à mercê do risco permanente de desastres, além do risco inerente ao uso desmedido dos bens ambientais, da própria expansão demográfica, da predação mercantil.
Uma das principais características da sociedade de risco é ser, ao mesmo tempo, dependente e crítica da ciência: dependente, pela capacidade que ela possui de legitimar decisões, e crítica, porque diante dos efeitos colaterais da saga científica, surge a dúvida onde antes prevalecia a fé incondicionada em seus ...
Sociedade de risco é um termo usado para descrever a maneira pela qual a sociedade moderna se organiza em resposta ao risco. O termo foi criado pelo sociólogo alemão Ulrich Beck em seu livro Risikogesellschaft (1986) onde coloca as origens e as consequências da degradação ambiental no centro da sociedade moderna.
Qual é a diferença entre Consumo e Consumismo? No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. ... O consumismo está vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata, supérfluos.
A principal característica que difere o comprar por necessidade e o comprar compulsivo é a desvinculação entre o que se compra e o que é necessário. Muitas pessoas denominam esse comportamento como Consumismo. Outras chegam a falar em um transtorno específico da compulsão por comprar, chamado Oniomania.
O consumismo é um estilo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade), frequentemente atribuído pelos meios de comunicação social.
Consumir com consciência é consumir diferente, tendo no consumo um instrumento de bem estar e não um fim em si mesmo e levando suas consequências em médio e longo prazo. ... Consumo consciente é buscar o equilíbrio entre ter o que você precisa e ser um consumidor social, ambiental e economicamente sustentável./span>
Produzir menos lixo, conhecer a origem e os processos de fabricação dos produtos que compramos e saber os impactos que eles causam ao longo de toda sua vida útil, da extração da matéria-prima ao descarte final, são algumas das atitudes que fazem parte do consumo consciente.