A educação espartana era voltada para a guerra, desde cedo os homens eram treinados para serem guerreiros . Era um educação mais voltada aos assuntos militares. Em ambitos femininos, as meninas eras treinadas e submetidas a intensos treinamentos fisicos, para que gerassem filhoes fortes para o exército.
Os espartanos, por meio de ferrenha disciplina, a célebre “disciplina espartana”, baseada na rígida legislação e inspirada nas divindades gregas, dedicavam-se integralmente a um Estado militarizado. ... Esparta criou e desenvolveu, durante aproximadamente três séculos, um sistema de organização militar ímpar.
No século XVI, por exemplo, foram os jesuítas que implantaram o ensino médio nas escolas , uma vez que a metrópole não tinha interesse e nem gastava com a educação dos povos que estavam na colônia. Este tipo de ensino, que durou até o século o XVIII, tinha como base princípios religiosos, principalmente católicos.
Ensino médio a distância: forma rápida e fácil Por isso hoje, a maneira mais rápida e segura de concluir o Ensino Médio é com a prova do Encceja. Esse é um exame oficial do governo feito para jovens e adultos que precisam do certificado.