A dieta para ácido úrico tem o objetivo de diminuir a ingestão de purinas, um tipo de proteína que, quando consumida em excesso, aumenta os níveis de ácido úrico e está presente principalmente em carnes vermelhas, peixes, como atum e sardinha, e frutos do mar, como camarão e mexilhão.
1 filé (90g) de peito de frango grelhado + 3 col sopa de arroz integral + 2 col. sopa de ensopado de cenoura, brócolis e vagem + 1 prato de sobremesa de salada de alface, tomate e pepino com 1 col de sopa de azeite + 1 caqui
No entanto, os ovos podem ser excluídos temporariamente da alimentação, especialmente quando os níveis de ácido úrico no sangue estão muito elevado ou durante a crise de gota.
Alguns molhos industrializados como ketchup, mostarda, maionese, molho barbecue e molhos de salada, contém frutose, favorecendo o aumento dos níveis de ácido úrico no organismo e causando o acúmulo dessa substância nas articulações.
Os frutos do mar, como camarão, mexilhão, lagosta, caranguejo, ostra e polvo são ricos em purinas, um tipo de proteína que, quando em excesso, aumenta os níveis de ácido úrico no sangue.
A dieta para a gota tem o objetivo de diminuir o consumo de alimentos ricos em purinas, um tipo de proteína que, em excesso, aumenta os níveis de ácido úrico no organismo e que se encontra principalmente em carnes vermelhas, peixes, como atum e sardinha, e frutos do mar.
Da mesma forma, outros tipos de carboidratos refinados, como macarrão branco e arroz branco, também possuem alto índice glicêmico, favorecendo o aumento do ácido úrico no sangue. Veja outros alimentos com alto teor de índice glicêmico.
Os ovos podem ser consumidos por quem tem ácido úrico elevado. No entanto a ingestão desse alimento deve ser moderada, o que equivale em média a 2 ovos no almoço ou no jantar, por exemplo.
O mais recomendado é que se consulte um médico ou nutricionista que poderá analisar se e por quanto tempo o fruto deve ficar fora da dieta de quem tem altas taxas deste ácido.
2 col de sopa de arroz integral + 1 sobrecoxa de frango s/ pele ensopada com 3 col sopa de quiabo + 1 prato de sobremesa de salada de cenoura e repolho ralados, temperada com 1 col sopa de azeite + 1 fatia de melancia
Nao tenho problema de rins,mad estou perdendo proteina na uriina entao estou fazendo uma dieta pobre em vitaminas e proteina mas nao deixo decomer minha pimenta, porque e o que dar gosto na salada que como ja que feijao, arroz e macarrao e proibido. E como um pouco de farinha mesmo sabendo que nao posso.
Além disso, os alimentos como o azeite, e as sementes de linhaça, sésamo e abóbora, possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a eliminar as toxinas do organismo, diminuindo a dor e a inflamação nas articulações. Conheça outros alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios.
A pimenta é um fruto rico em antioxidantes, vitamina C, vitamina A e compostos alcaloides, que proporcionam diversos benefícios à saúde, como promover a perda de peso, manter a saúde do coração e aumentar as defesas, devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.
Acredita-se que as frutas cítricas acidificam o sangue, aumentando o ácido úrico. No entanto, a acidez das frutas é neutralizada pelo ácido do estômago, que é mais forte que o ácido do alimento. Por isso, os ácidos das frutas cítricas não interferem na acidez do sangue e não aumentam o ácido úrico.
Além disso, o tomate é um alimento rico em vitamina C, um nutriente com ação uricosúrica que ajuda a equilibrar os níveis de ácido úrico no organismo, e, por isso, pode ser consumido durante a dieta para ácido úrico alto.
O Minuto Saudável traz vários conteúdos e receitas saudáveis que contribuem para uma alimentação mais equilibrada. Acompanhe nossas postagens!!!
O risco é mais alto com dieta rica em purinas (carne e frutos do mar), bebida alcoólica (cerveja e destilados), refrigerante e frutose. O Risco é mais baixo em pacientes que consomem leite e seus derivados, café e vitamina C pois eles ajudam a baixar o urato.
O que se sabe, é que quem toma café tem menor índice de ácido no corpo, mas ainda não se tem um resultado consistente sobre o que, de fato, causa esse efeito. Porém, pessoas que têm restrições ao consumo de café ou cafeína, devem continuar evitando a bebida.
Os seguintes alimentos são permitidos: leite, queijo branco e iogurtes desnatados (melhoram a eliminação do ácido úrico), vegetais e hortaliças (couve, repolho, alface, acelga, agrião, alho, feijão verde, abóbora, cenoura, nabo); pães brancos, biscoitos de água e sal, bolos secos; frutas (maçã, laranja, pêra, morango, ...
Pamonha. Por ser rica em milho, a pamonha também está contraindicada na alimentação de pacientes com gota, especialmente durante as crises. No entanto, ela pode ser consumida esporadicamente em períodos em que o ácido úrico esteja bem controlado, e a mesma dica vale para pratos como canjica e mugunzá.