Quais As Principais Causas Do Traumatismo Craniano?

Quais as principais causas do traumatismo craniano

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio que geralmente é provocada por uma pancada forte na cabeça, podendo causar sintomas como perda da consciência e/ou memória, confusão mental ou dor de cabeça e, em alguns casos, lesões cerebrais graves.

Se a pessoa manteve o funcionamento básico do cérebro, verificando o tamanho das pupilas e sua reação à luz, a capacidade de mover os braços e as pernas, o uso da fala, a coordenação e os reflexos.

Como confirmar o diagnГіstico

Algumas das sequelas físicas incluem a perda de movimentos de parte do corpo, alterações no controle da respiração, na visão e problemas urinários ou intestinais. 

O Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, neurocirurgiГЈo e neurologista, usa uma metГЎfora para explicar o traumatismo craniano. “Imagina um pirex com uma gelatina. Se vocГЄ mexer, a gelatina pode quebrar. A mesma coisa acontece com o cГ©rebro. Se eu bater o joelho ou o cotovelo, eu tenho para onde expandir, mas imagine o inchaГ§o dentro do cГ©rebro. Portanto, se hГЎ um coГЎgulo, ele deve ser removido, e isso Г© feito por meio de cirurgia.”

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Possíveis sequelas do traumatismo craniano

Possíveis sequelas do traumatismo craniano

O tipo mais comum de herniação é a herniação transtentorial. Parte do lobo temporal é empurrada através da incisura tentorial, o orifício da camada de tecido entre o lobo temporal e o cerebelo. A pupila do olho poderá se dilatar e não se contrair em resposta à luz. Uma herniação transtentorial pode ter consequências catastróficas, como paralisia, estupor, coma, ritmos cardíacos anormais, insuficiência respiratória, parada cardíaca e morte.

A função cerebral pode ser imediatamente alterada por lesão direta (p. ex., esmagamento, laceração) do tecido cerebral. Uma lesão posterior pode ocorrer logo após, em virtude da cascata de eventos desencadeada pela lesão inicial.

Deve-se tratar algumas lesГµes cirurgicamente (p. ex., hematomas epidurais arteriais ou grandes, hematomas intracranianas com desvio da linha mediana do cГ©rebro de > 5 mm, compressГЈo das cisternas basais e piora nos achados do exame neurolГіgico).

Tipos de traumatismos cranianos

Internar os pacientes com TCE grave na unidade de terapia intensiva e, para evitar a ocorrência de lesão cerebral secundária, tratá-los de forma agressiva para manter a ventilação, oxigenação e perfusão cerebral adequadas.

Se a pessoa ficou inconsciente por mais do que alguns minutos ou se os resultados dos exames estão anormais, ela geralmente é mantida no pronto‑socorro ou no hospital, em observação.

Chefes da Equipe de RevisпїЅo:

Chefes da Equipe de RevisпїЅo:

Se a pessoa nГЈo perdeu a consciГЄncia ou a perdeu apenas brevemente, e se os resultados dos seus exames estГЈo normais, ela pode receber alta, desde que algum parente ou amigo possa verificar a cada poucas horas, durante as primeiras 24 horas apГіs a lesГЈo, se nГЈo estГЎ apresentando certos sintomas. O parente ou amigo deve levar a pessoa ao hospital caso algum dos seguintes sintomas a seguir, potencialmente graves, se desenvolva:

Pacientes com lesão leve não têm perda da consciência, que é breve, e os sinais vitais estão estáveis, TC cerebral normal e as funções mental e neurológica normais (incluindo resolução de qualquer intoxicação), eles podem ter alta e serem observados por familiares ou amigos em casa por 24 horas adicionais. Esses observadores são instruídos a retornar com os pacientes ao hospital se qualquer dos seguintes sintomas se desenvolverem:

Como Г© feito o tratamentoВ 

Além disso, o traumatismo craniano também pode ser causado por violência física, acidentes de trabalho, lesões causadas por explosões, e por doenças, como tumores cerebrais, aneurismas e acidente vascular cerebral (AVC).

Mesmo que a pessoa não perca a consciência ou acorde rapidamente após uma pancada forte na cabeça, especialmente em caso de crianças, idosos ou surgimento de outros sintomas, é recomendado procurar a emergência para uma avaliação por existir um maior risco de lesões cerebrais. Conheça os primeiros socorros para traumatismo craniano.

O crânio é uma caixa óssea não distensível, de grande resistência, no interior da qual fica o cérebro. Ele apenas se comunica com o exterior através do forame magno, situado na base do crânio e que liga o cérebro com a medula espinhal. Embora protegido por membranas que o envolvem, o cérebro é constituído por um tecido frágil, que sofre lesão com facilidade quando atingido por algum agente agressor. Chama-se traumatismo craniano a toda pancada ou abalo violento sobre essa caixa óssea, com repercussões no cérebro, quer os ossos que a constituem sejam ou não fraturados ou perfurados. O cérebro pode ser afetado mesmo que o impacto ocasionado não frature ossos e não penetre dentro do crânio. Muitas lesões podem ser causadas por um simples impacto violento que faça o cérebro chocar-se contra as paredes cranianas como, por exemplo, nas acelerações ou desacelerações bruscas. O cérebro pode ser afetado tanto no ponto do impacto do trauma quanto no polo oposto, que se choca contra a parede craniana contralateral. Além disso, um traumatismo craniano pode também produzir ruptura de nervos e de vasos sanguíneos, agravando suas consequências.

Como tratar o traumatismo craniano

Se houver sinais de alerta, como perda de consciência, sangramento, sonolência excessiva, náuseas ou vômitos persistentes, dor muito forte, alterações na respiração, dificuldade para falar ou qualquer outro sintoma neurológico é necessário chamar imediatamente o SAMU pelo número 192.

Em casos raros, um transtorno convulsivo poderá se desenvolver após um traumatismo craniano grave. Geralmente, começa logo após a lesão e pode se desenvolver até quatro anos mais tarde.

“Muitas vezes, a pessoa bateu a cabeГ§a e nem se lembra, por causa da amnГ©sia pГіs-traumatismo. AlГ©m disso, sintomas como sonolГЄncia ou vГґmitos podem indicar hipertensГЈo intracraniana. Nesse caso, hГЎ o risco de comprimir estruturas nobres e profundas do cГ©rebro, causando um edema profundo. A preocupação Г© tratar para que o inchaГ§o do cГ©rebro diminua progressivamente e o paciente possa acordar devagar e sair dos aparelhos utilizados no coma”, explica o neurologista.

Tem alguma dпїЅvida sobre Neurocirurgia?

É importante ressaltar que os sintomas do traumatismo craniano podem se manifestar imediatamente após o acidente ou surgir horas ou até mesmo semanas após o ocorrido.

Caso você apresente alguma dessas sequelas após um traumatismo craniano, não se preocupe. Existem profissionais especializados em reabilitação que podem ajudar na recuperação dos movimentos e na melhoria da qualidade de vida. 

Hematomas epidurais (coleções de sangue entre crânio e dura-máter) são menos comuns que hematomas subdurais. Hematomas epidurais que são grandes ou que se expandem rapidamente são normalmente causados por sangramento arterial, classicamente devido aos danos causados na artéria meníngea por fratura óssea temporal. Sem intervenção, pacientes com hematomas epidurais arteriais podem rapidamente deteriorar e morrer. Hematomas pequenos, epidurais venosos, são raramente letais.

O que Г© uma concussГЈo cerebral?

Concussão é qualquer lesão no cérebro que perturba seu funcionamento normal de forma temporária ou permanente. Os abalos são normalmente causados por um golpe ou choque na cabeça. Os abalos podem acontecer em qualquer situação, mas mais frequentemente ocorrem em esportes de colisão, como futebol, rúgbi, basquete.

O que pode causar uma concussГЈo?

Geralmente, a concussão cerebral é mais frequente após traumas mais graves, como acidentes de trânsito, mas também pode surgir devido a quedas ou pancadas na cabeça devido esportes de contato. Desta forma, mesmo pancadas leves na cabeça podem provocar uma pequena concussão cerebral.