Já conferiu tudo na ordem de lançamento e agora quer rever na ordem cronológica? É só acompanhar a ordem abaixo! A lista a seguir inclui os filmes e todas as séries já produzidas do universo Marvel. Isso significa que há produções que não são consideradas canônicas (parte oficial da linha do tempo do Universo Cinematográfico Marvel), embora tragam personagens do MCU ou citem acontecimentos da linha do tempo oficial. Apenas os filmes e séries disponíveis no catálogo do Disney Plus são considerados canônicas.
A ordem cronológica dos filmes da Marvel começa no primeiro filme do Capitão América, cujos eventos rolam entre 1943 e 1945. Depois, a cronologia se estende até os filmes da Fase Cinco, por ora. No total, são mais de 80 anos de acontecimentos.
Neste filme, você acompanha a jornada de Carol Danvers (Brie Larson), conforme ela se torna uma das personagens mais poderosas do MCU. Enquanto uma guerra galáctica entre duas raças alienígenas chega à Terra, Carol se vê junto a um pequeno grupo de aliados no fogo cruzado.
De volta à Terra, você acompanha Scott Lang em prisão domiciliar, por ter se juntado ao grupo liderado pelo Capitão América, em Guerra Civil. Afinal, eram todos fora-da-lei, como o próprio Rogers o avisou. Ele também encara os impactos dessa aventura na sua vida enquanto pai. Mas aí Hope Van Dyne (Evangeline Lilly) e Hank Pym precisam da ajuda de Lang para derrotar uma nova vilã – a Fantasma (Hannah John-Kamen) – e salvar Janet Van Dyne (Michelle Pfeiffer) do tamanho subatômico.
Apesar de ter “Capitão América” no nome, considere este como uma sequência de Vingadores. É uma espécie de Vingadores 2,5, porque envolve o grupo e serve de prelúdio para Guerra Infinita. O novo status quo pós-Ultron divide o grupo. Numa frente, Steve Rogers defende a independência do grupo para defender a humanidade. Na outra, Tony Stark apoia responsabilização e supervisão do governo dos EUA sobre os Vingadores. Enquanto isso, Helmut Zemo (Daniel Brühl), sobrevivente de Sokovia (cidade destruída na luta entre Ultron e os Vingadores), arquiteta sua vingança contra os heróis.
Já o ano de 2017 é o mais trágico do MCU, até o momento. Isso porque é neste ano que as tropas de Thanos (Josh Brolin) deixam rastros de morte e destruição pela galáxia – na Terra, inclusive – na busca pelas Joias do Infinito. Os Vingadores, mesmo rachados, lutam até o fim para impedir o Titã Louco de cumprir sua missão de vida: acabar com metade da vida do Universo, para garantir a sobrevivência da outra metade, usando o poder combinado das joias. Mas os heróis amargam baixas, surras e derrotas.
Mas, agora chegou a vez de vocês participarem. Compartilhe suas opiniões, comentários e reações sobre essa expansão épica do UCM. O que você mais gostou? Com quem você está ansioso para ver interagir? A jornada pelo UCM está apenas começando, e estamos empolgados para explorar cada reviravolta com você!
Contudo, antes de começarmos essa jornada emocionante, é importante esclarecer algumas questões desde já. Nem todos os filmes baseados nos quadrinhos da Marvel fazem parte do UCM. Os filmes desse universo estão todos conectados, acontecendo dentro da mesma linha do tempo e com eventos de um filme influenciando os demais. No entanto, o termo “filmes da Marvel” é mais amplo e engloba qualquer produção cinematográfica baseada nos personagens das HQs, independentemente de pertencerem ao UCM ou não. Um exemplo notório é a franquia Quarteto Fantástico: embora os filmes sejam inspirados em personagens da Marvel, eles não se encaixam na continuidade do UCM.
Os eventos deste filme estão, até certo ponto, relacionados aos de Homem de Ferro 3. Aqui, Shang-Chi (Simu Liu) enfrenta seu passado e confronta seu pai, Xu Wenwu (Tony Leung Chiu-Wai), líder da organização Dez Anéis.
Enquanto o UCM continua a evoluir, novos filmes e séries estão a caminho, expandindo ainda mais essa já vasta tapeçaria narrativa. Já que a Fase 5 do UCM promete mais aventuras com filmes como “Guardiões da Galáxia Vol. 3” e “The Marvels”, além de diversas séries que continuarão a explorar diferentes facetas deste universo interconectado. Por isso, prepare-se para uma jornada emocionante através do multiverso da Marvel!
Mais de uma década depois, o gênio, bilionáriáo e playboy Tony Stark (Robert Downey Jr.) entra em cena. Logo após ser capturado em território inimigo, Stark constrói uma armadura a partir de mísseis e sucata para escapar. Em seguida, ele assume para si a missão de salvar o mundo dos males criados – e comercializados – pelas Indústrias Stark, empresa fundada pelo seu pai.
Uma forma de aliviar a saudade dos super-heróis do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) durante a quarentena é fazer uma maratona dos filmes deles em ordem cronológica – um roteiro que também é ideal para quem ficou meio confuso quando assistiu a esses longas nos cinemas. Afinal, as estreias não seguiram o calendário de acontecimentos mostrado nas produções: o Homem de Ferro foi apresentado ao público antes do Capitão América, o próprio Primeiro Vingador, por exemplo.
Enquanto isso, Tony Stark enfrenta ataques de ansiedade pós-eventos de Vingadores. Como se não bastasse, Stark vê seu mundo reduzido a escombros. Então, ele precisa usar sua engenhosidade para sobreviver e enfrentar mais um demônio do passado: Aldrich Killian (Guy Pearce). Tudo enquanto uma questão existencial o assombra: o homem faz o traje ou o traje faz o homem?
Por isso, independentemente de optar pela ordem cronológica ou de lançamento, a escolha é toda sua. Afinal, queremos que sua maratona seja o mais incrível possível, de acordo com suas preferências.
Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba e fez um pouco de tudo na sua carreira. Agora, é redator do Olhar Digital, onde exerce suas duas paixões: fuçar e explicar.
Neste ínterim, Thor está numa jornada de autodescoberta. Mas seus esforços são interrompidos por Gorr (Christian Bale), também conhecido como Carniceiro dos Deuses. Para combater esta ameaça, o Deus do Trovão tem a ajuda de Valquíria (Tessa Thompson), Korg (Taika Waititi) e Jane Foster (Natalie Portman), sua ex-namorada. Aliás, Jane, para a supresa de Thor, empunha seu martelo mágico, Mjolnir, na forma de Poderosa Thor. Juntos, eles embarcam numa viagem para desvendar o mistério da vingança de Gorr e detê-lo antes que seja tarde demais.
Em paralelo aos conflitos de Viúva Negra, rolam os acontecimentos de Pantera Negra. Após do rei de Wakanda, seu filho, T’Challa (Chadwick Boseman), volta para a isolada, porém avançadíssimo, nação africana, onde assume o trono. Porém, Erik Killmonger (Michael B. Jordan) aparece e testa os poderes do jovem rei tanto como monarca quanto Pantera Negra. Diante da traição e do perigo, T’Challa reuni aliados e liberta o poder total do Pantera Negra para salvar Wakanda e o mundo.
Prepare-se para expansão nas escalas de tamanho do MCU. Isso porque, neste filme, você conhece os Celestiais, criaturas cósmicas gigantescas. Até então, só as ruínas da cabeça de um tinha sido mostrada: Luganenhum. Os Eternos são um grupo cósmico de super-heróis cuja missão era proteger (até certo ponto) a humanidade desde, literalmente, o início dos tempos. Com o tempo, o grupo descobre o verdadeiro propósito da sua existência. E alguns integrantes se rebela contra ele para salvar a Terra e seus habitantes.
Além disso, não podemos deixar de mencionar que a produção e os efeitos especiais evoluíram bastante ao longo do tempo. Mas, assistir aos filmes em ordem cronológica pode fazer com que você encontre produções mais antigas com efeitos visuais menos avançados em momentos mais recentes da linha do tempo. Então, isso pode, de certa forma, influenciar a sua experiência.
Se você achou que os filmes do Thor expandiram os horizontes do MCU, aperte os cintos antes de embarcar em Guardiões da Galáxia. Isso porque esta aventura espacial épica te leva para o cosmos dos filmes da Marvel. Nele, Peter Quill (Chris Pratt) se alia ao guaxinim sanguinário Rocket (Bradley Cooper), à árvore humanoide Groot (Vin Diesel), à mortal Gamora (Zoë Saldana) e ao vingativo Drax (Dave Bautista) para fugir de Ronan (Lee Pace).
Quando Cassie Lang (Kathryn Newton) desenvolve um dispositivo para se comunicar com o reino quântico, o experimento dá errado. Assim, ela, seu pai (Scott Lang, o Homem Formiga), Hope van Dyne (a Vespa) e seus pais, Hank Pym e Janet van Dyne (Homem-Formiga e Vespa originais), acabam nesta parte bizarra da realidade. Na busca pelo caminho de volta, o grupo conhece Kang (Jonathan Majors), que também está preso no reino quântico. E ele precisa da ajuda de Scott para uma missão.
Depois de, praticamente, voltar da morte e enfrentar uma guerra contra Thanos e sua horda, Peter Parker sai para uma viagem de duas semanas pela Europa com a turma da escola. Enquanto o jovem curte este rolê, Nick Fury aparece para recrutá-lo. O ex-diretor da S.H.I.E.L.D o convoca para lutar ao lado de Quentin Beck (Jake Gyllenhaal), o Mysterio, que diz ser de uma “Terra paralela”, contra monstros Elementais. Neste ínterim, Parker lida com a lacuna deixada por Tony Stark.