- Cores resistência: Amarelo, Preto, Marrom; - Cor tolerância: Dourado; - Comprimento total: 58mm; - Peso com embalagem: 1,8g.
Em série as tensões se somam e a corrente consumida é a mesma. Não há vantagem em ligar leds em paralelo. Como é na linha de 12v, você pode ligar 3 ou 4 leds em série, dependendo do led. Em paralelo você pode ligar muitos, já que uma boa fonte fornece uns 50A ou mais na linha de 12v e um led consome cerca de 20mA.
Especificação
Led em 5v=resistor de 560 ohms led em 12v=resistor de 1k(1000 ohms).
A função de todo resistor é limitar a corrente no circuito. Sem o resistor nesse circuito o LED iria queimar. A corrente IDEAL que deve passar no LED é de 20mA. Mas no caso, se você usasse um resistor de 500 ohms o LED iria acender normalmente, só que com menos luminosidade, então seria menos corrente no circuito.
▶ Plugue os terminais do LED nas portas 13 e GND do Arduino. Observe que os LEDs possuem duas pernas com tamanhos diferentes. A perna maior geralmente é o positivo, enquanto que a menor é o negativo.
A polarização que permite a emissão de luz pelo LED é o terminal anodo no positivo e o catodo no negativo, para identificar qual dos terminais é o ânodo e qual é o catodo, basta observar o tamanho dos terminais. A “perninha” maior do LED é o ânodo, e a menor é o catodo.
A haste (perna) maior do LED é o lado positivo e a menor é o lado negativo. Você pode ver também pelo lado mais achatado, que é o lado negativo enquanto o lado arredondado é o positivo.