O Toyotismo é o modo de produção caracterizado pela produção de acordo com a demanda, objetivando a não acumulação de produtos e matérias-primas. ... O Toyotismo é caracterizado por romper com o padrão fordista de produção em massa, que se destacava pela estocagem máxima de matérias-primas e de produtos maquinofaturados.
A principal característica do Toyotismo é a chamada flexibilização da produção - ou acumulação flexível -, que tem como premissa básica a adequação da produção e estocagem dos produtos a partir da demanda de consumo.
O sentido de flexibilização da produção para este estudo estaria relacionado à sua capacidade de assumir ou transitar entre diferentes estados dentro de um sistema produtivo, sem deterioração de custos de forma significativa, de qualidade e tempo, em que a empresa opera com estratégias em contexto de produto, processo ...
A flexibilização da produção ocorre com a implantação de novas tecnologias que são capazes de substituir a mão-de-obra humana. Nesta perspectiva, o trabalho humano vai sendo substituído por máquinas e robôs (programados para executar os processos desejados).
Ela se refere a uma série de acordos entre funcionário e empregador cujo objetivo é atender às necessidades individuais do profissional e organizacionais. ... Por meio da flexibilização, os colaboradores passam a ter mais autonomia sobre sua carga horária semanal, bem como suas metas de produção.
se transforma em uma fatalidade, em desemprego e precarização do trabalho. determina a priori o seu resultado. mercado, acabam se desestruturando economicamente. setores de atividade econômica que não se atualizaram à competitividade.
substantivo feminino Ação ou efeito de reestruturar; de estruturar novamente; de providenciar ou desenvolver uma nova estrutura: já começaram a reestruturação do currículo escolar. [Arquitetura] Ação de reforçar a estrutura de construção.
Toda empresa possui uma estrutura, esteja ela bem ou mal preparada para alcançar os objetivos empresariais. A reestruturação organizacional consiste em revisar essa estrutura e adequá-la às demandas da empresa e do mercado, favorecendo o alcance dos objetivos.