Cereais: Arroz, aveia, centeio, cevada, milho, sorgo, trigo... Grãos ancestrais: Amaranto, millet, quinoa... Leguminosas: Alfafa, amendoim, ervilha, fava, feijões (Branco, Carioca, Corda, Fradinho, Jalo, Preto, Rajadinho, Vermelho...), grão-de-bico, lentilhas, soja, tremoço...
Cereais são as plantas cultivadas por seus frutos (do tipo cariopse) comestíveis, normalmente chamados grãos e são na maior parte gramíneas, compondo uma família com mais de 6 mil espécies.
Os principais cereais utilizados na alimentação humana e animal são: trigo, arroz, milho, cevada, aveia, centeio e sorgo, mas existem outros menos utilizados como o painço, o triticale, a espelta, e os pseudocereais, como o amaranto, o trigo sarraceno e a quinoa.
Alguns exemplos de cereais integrais são aveia, trigo, centeio, cevada, arroz e milho. Para muitas pessoas, nem sempre são bem-vindos no cardápio, mas em prol da saúde e bem-estar atual e futuro é importante incluí-los na dieta.
Os 6 principais grãos integrais e como eles podem ajudar
Nutricionistas elegem os 10 melhores cereais para emagrecer
5 grãos que tornarão sua dieta muito mais saudável
— A barra B (Love Cacau) parece ser a melhor opção na saúde, é rica em fibras, tem reduzido teor calórico e menor quantidade de aditivos. Para emagrecer, as com menor valor calórico são mais recomendadas, como a B (Love Cacau) e F (TAEQ).
Comer fibras em todas as refeições Apesar de existirem dois tipos de fibras alimentares, as solúveis e as insolúveis, as duas contribuem para a perda e manutenção do peso. Boas fontes alimentares de fibras do tipo solúvel são encontradas na casca de grãos como milho, soja e grão-de-bico, e nas frutas com casca.
Você pode consumir uma colher de sopa de Psyllium, em sua versão natural, sem aditivos e ele também é encontrado em cápsulas. Uma estratégia que super funciona para quem busca emagrecer é consumir o Psyllium 30 minutos antes das principais refeições com 1 copo de água.
Cuidados ao consumir Sempre tome o psyllium acompanhado de um copo de água, e beba pelo menos dois litros de água durante o dia. Algumas pessoas podem ser alérgicas ou intolerantes ao psyllium, mas isto é raro. Gestantes e crianças só devem usar o psyllium com orientação profissional.
O psyllium combate a prisão de ventre e também pode atuar na prevenção do diabetes e doenças cardiovasculares. Por ser fonte de ômega 3, a chia ajuda a evitar a inflamação e inchaço das células, características do aumento no peso.
A chia pode ser facilmente consumida junto a saladas ou na mistura de sucos e vitaminas, além de outras receitas, na quantidade de duas colheres de sopa, que equivale a 25 gramas.