O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos, sendo que os principais são os hidrocarbonetos, ou seja, substâncias formadas somente por átomos de carbono e hidrogênio e que podem ser subdivididas em cinco grupos principais: alcanos, alcenos, alcinos, cicloalcanos e aromáticos.
Hidrocarbonetos são compostos que apresentam exclusivamente átomos de carbono e hidrogênio na molécula, sendo que no petróleo podem existir hidrocarbonetos com mais de trinta átomos de carbono por molécula. ... Entretanto, por serem derivados do petróleo, são fontes não renováveis de energia.
Resposta. Resposta: A relação principal é dada pelo fato de que os combustíveis são hidrocarbonetos ou são derivados deles. Como principal exemplo é a gasolina, que tem sua estrutura química composta apenas por carbonos e hidrogênios, logo, é um hidrocarboneto.
Os derivados deste fracionamento são, principalmente, gás, GLP, nafta, gasolina, querosene, óleo diesel e resíduo atmosférico.
O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.
O refino do petróleo consiste, basicamente, na separação das suas moléculas através do aumento da temperatura a que é submetido. Esse processo elimina ou pelo menos diminui a quantidade de impurezas, devendo ser executado, esse procedimento, dentro de rígidas normas técnicas de qualidade e segurança.
O refinamento do petróleo é a separação dos seus componentes com base na diferença de faixa de ponto de ebulição das diferentes frações. ... Esse transporte por meio de oleodutos ou de superpetroleiros (grandes navios) é realizado para levar o petróleo até as refinarias.