Uma pressão nesse nervo pode causar inflamação e consequentemente a chamada dor ciática. A causa mais comum de dor nesse nervo é uma hérnia de disco (problema com um disco cartilaginoso entre as vértebras). Outra causa menos comum de compressão do nervo ciático é quando ele passa pelo músculo piriforme (glúteo).
Quando existe compressão ou inflamação desse nervo, surge a dor ciática. Os principais sintomas são incômodo intenso no fundo das costas, no glúteo ou nas pernas – além da dificuldade em andar e manter a coluna ereta.
A dor no ciático dura cerca de seis semanas. Quando isso não acontece, existem tratamentos com anti-inflamatório e analgésico, radiofrequência, injeção de anestésico, fisioterapia analgésica (dor crônica) e fisioterapia fortalecedora (após a dor crônica). A hérnia de disco deve ser tratada quando há sintomas.
Para aliviar a dor ciática, que é a dor causada pelo nervo ciático inflamado, é importante relaxar os músculos das costas, glúteos e pernas para que o nervo não fique pressionado....3 passos para aliviar o nervo ciático inflamado
Algumas opções de tratamento caseiro para o nervo ciático inflamado são:
Quem está com o nervo ciático inflamado, deve tomar cuidado e evitar alguns exercícios. Isso porque esses exercícios acabam sobrecarregando a região do nervo ciático e, com isso, pode piorar o quadro de dor. Assim, os seguintes exercícios devem ser evitados em momentos de dor no nervo ciático.
Conseguindo isso, pode-se iniciar a fortalecer a musculatura da região lombar e abdominal para ter maior sustentação do peso corporal e não sobrecarregar a coluna. As melhores atividades físicas são: caminhada, natação, hidroginástica e fortalecimento muscular (academia ou pilates).
A musculação é muito boa para quem tem problemas na coluna. "Ela irá ajudar a fortalecer a musculatura do core, abdômen, quadril e lombar. Essas três musculaturas precisam estar fortes para que a coluna fique bem estável", explica Andrade.
Para obter alívio imediato no caso de dor ciática aguda, o médico pode recomendar os seguintes medicamentos: anti-inflamatórios não esteroides, cortisona e relaxantes musculares. Muitas vezes o médico prescreve uma injeção de anti-inflamatórios e relaxantes musculares juntos, por exemplo: Muscoril e Voltaren.
Excesso de peso, falta de exercício físico e hábito de permanecer muitas horas sentado de forma incorreta prejudicam o alinhamento adequado da coluna vertebral e podem causar dores na região lombar, podendo irradiar para a região glútea, posterior da coxa, e chegando aos membros inferiores.
Trabalhador que adquiriu hérnia de disco por levantar peso excessivo será indenizado. O empregador deve estar atento à forma como seu empregado levanta ou carrega pesos, bem como à massa corporal do trabalhador com relação à do objeto manuseado, de modo a se evitarem danos à coluna.
Apesar de ser recomendado que todas as pessoas realizem algum tipo de atividade física, no caso de pacientes com hérnias, a musculação é contraindicada. Evitar pegar peso e realizar esforço em demasia é um dos meios de prevenir que a hérnia se rompa.
– dor noturna; – fraqueza nos braços ou nas pernas; – formigamento ou diminuição da sensibilidade nos braços ou nas pernas; – associação com outros sintomas: febre, perda de peso, cansaço.
A cervicalgia pode ser decorrente de desordem mecânica, fatores posturais e ergonômicos ou do excesso de sobrecarga dos membros superiores. A dor cervical resulta em perda na produtividade importante em certas ocupações e a maior predisposição de lesão associa-se a certos tipos de atividades e à idade.
Na compressão de nervos na coluna cervical, são comuns os seguintes sintomas:
Depois da operação de hérnia, vc precisa ficar pelo menos 30 dias sem carregar nenhum peso, mas se a cirurgia foi aberta (com corte) ou se a hérnia era muito grande, esse repouso relativo pode durar até 90 dias. É importante seguir a orientação do seu/ da sua cirurgião/ cirurgiã.
Sinais e sintomas na hérnia inguinal Para além da tumefação podem também ocorrer: sensação de dor ou queimadura, ruídos de gorgolejo, sensação de peso, sensação de fraqueza e ainda dor ou aumento de volume na região do testículo masculina.
Demitir portador de hérnia inguinal não constitui dispensa discriminatória. A 6ª Turma do TST deu provimento a recurso da empresa SHV Gás Brasil Ltda., isentando-a de condenação por dano moral, por discriminação, poe ter demitido um trabalhador acometido de hérnia inguinal.
A atividade física para quem é portador de hérnia pode predispor uma complicação (dor, encarceramento, estrangulamento) ou com o tempo, aumentar o tamanho do orifício herniário. Ideal seria a correção cirúrgica, para após o prazo de recuperação realizar as atividades sem problemas.
Ideal exercícios como corrida, ciclismo, natação. Atividades como musculação ou outras com esforço abdominal podem lhe causar dor/desconforto, além de complicações. Ideal seria corrigir a hérnia cirurgicamente, para após o tempo necessário de recuperação (em torno de 60 dias) retornar as atividades sem risco.
Se o diagnóstico de hérnia for conhecido, não recomendo a meus paciente exercícios físicos que exijam aumento da pressão intra-abdominal, principalmente carregar peso ou exercícios de alto impacto como corrida e futebol. Caminhadas desde que não estejam associadas a dor na região podem ser feitas.