O desmatamento na Amazônia é um dos problemas ambientais mais graves do Brasil e que afeta diretamente esse bioma. Desde 2012 ele tem voltado a aumentar e as principais causas estão relacionadas com o aumento das fronteiras agropastoris, a falta de políticas públicas ambientais mais eficazes e de fiscalização do local.
Desmatamento consiste na retirada total ou parcial da cobertura vegetal em um local. A retirada da cobertura vegetal pode desencadear diversos problemas, como perda da biodiversidade, degradação de habitat e alterações climáticas. ... Atualmente, a maior preocupação é com o desmatamento da Floresta Amazônica.
Lembramos que as consequências do desmatamento das matas ciliares podem não ser imediatas, mas futuramente a poluição e a redução no volume dos corpos d'água, afetará a qualidade da água potável, prejudicando o abastecimento tanto do meio rural como do urbano.
Certamente o desmatamento coloca em ameaça os recursos naturais e o meio ambiente porque destrói as floresta, toda a sua biodiversidade e capacidade de produção de recursos naturais. O fim de rios e nascentes também deve-se ao do desmatamento. ... A ação humana é o principal fator que provoca o desmatamento.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
A degradação ambiental é a deterioração do meio ambiente através de esgotamento dos recursos , tais como ar , água e solo ; a destruição de ecossistemas e a extinção da vida selvagem. ... Quando habitats naturais são destruídos ou os recursos naturais se esgotam, o ambiente é degradado.
Resposta. Resposta: O desmatamento, aquecimento global, a superpopulação e poluição são algumas das principais causas para a perda da biodiversidade.
Elevação das temperaturas; Desertificação; Proliferação de pragas e doenças. A primeira conseqüência do desmatamento é a destruição da biodiversidade, como resultado da diminuição ou, muitas vezes, da extinção de espécies vegetais e animais.
Degradação ambiental seria, assim, uma perda ou deterioração da qualidade ambiental. A Lei da Política Nacional do Meio Ambiente define degradação ambiental como “alteração adversa das características do meio ambiente” (art.
Justiça ambiental é um conceito e um movimento político que se refere à necessidade de reduzir as assimetrias sociais e econômicas decorrentes do contexto ambiental de determinados grupos sociais.
As lutas por justiça ambiental defendem: (i) os recursos ambientais como bens coletivos, para o presente e para o futuro, cujos modos de apropriação e gestão devem ser objeto de debate público e de controle social; (ii) os direitos das populações do campo e da cidade a uma proteção ambiental equânime contra a ...
As lutas por justiça ambiental combinam a defesa de direitos a ambientes culturalmente específicos; a proteção ambiental contra a segregação sócio-territorial e a desigualdade ambiental promovidas pelo mercado; aos recursos ambientais, sendo contrária, portanto, a concentração dos bens ambientais nas mãos dos grandes ...
Desigualdade ambiental pode ser definida como a exposição diferenciada de indivíduos e grupos sociais a amenidades e riscos ambientais. ... Neste caso, os indivíduos são desiguais ambientalmente porque são desiguais de outras maneiras.
Grande parte da população não tem acesso à água tratada e ao esgoto. Essa combinação de fatores leva a um estado de saúde precário para grande parte destes países. O contato com o lixo e o esgoto multiplicam doenças e ajudam a criar epidemias que o país não consegue combater.