Passe uma cor de giz pastel oleoso diretamente na tela. Aplique uma segunda cor logo ao lado da primeira e use a ferramenta escolhida para misturar, ou esfregar, as bordas adjacentes até que ambas pareçam suaves. Esse método é usado para obter um gradiente suave e orgânico.
Para fazer isso basta segurar o lápis com o dedo indicador e o polegar, depois deixar o dedo médio embaixo do lápis como um suporte que o sustenta. Entretanto, recomendo que utilize essa técnica segurando longe da ponta do lápis, dando então mais leveza e menos precisão na hora de colorir seus desenhos.
Para as técnicas de aquarela o mais usado é o de 300g/m² para cima, existem papéis que chegam até 638g/m². Os papéis de gramatura 300g/m² para baixo precisam ser esticados, para evitar que deformem durante as aguadas. Existem algumas exceções de papéis de menor gramatura que se recuperam depois de secos.
O papel sulfite/offset (o papel que usamos nas impressoras de casa), por exemplo, tem 75g, é fino e poroso – o que significa que absorve bem tinta e/ou grafite. Os papéis com a gramatura maior (a partir de 170g) são mais resistentes à água, ideais para trabalhos com aquarela, guache ou acrílica.
O papel Canson Figueras é um papel de alta qualidade e resistente, concebido especialmente para a pintura a óleo. Tem uma proteção de elevado desempenho que absorve o óleo, os agentes aglutinantes e a água de uma forma uniforme, ao mesmo tempo que assegura uma resistência extraordinária à camada de tinta na superfície.
400 g/m²
O papel que mais uso, justamente por ter um valor mais acessível, é o Canson Aquarela da Linha Universitária (o bloco tamanho A4, com 12 folhas, custa em média R$20,00). A vantagem dele, é que adere bem ao grafite, para quem gosta de traçar o desenho antes de colocar cores.
Passe água fria no papel usando um pincel. Use um pincel grande para espalhar água fria no papel inteiro. Não passe água demais, mas, se o papel for mais pesado, ele vai precisar de mais água. Continue espalhando até que o papel fique bem molhado. Quando o papel estiver bem molhado, ele não vai mais absorver água.
Ranking: Os melhores tipos de pincel para aquarela do mercado
Primeiramente, umedeça o papel apenas com água. Depois aplique tinta na parte superior. Embaixo escolha outro pigmento e deixe que as cores se misturem naturalmente. Para retirar o excesso de líquidos basta enxugar o pincel.
Tudo depende das suas preferências. O papel de aquarela é muitas vezes grosso para evitar que a folha se rasgue com a abundância de água. Para começar, o pintor tem duas opções. Ou pinta diretamente na folha de papel seco Canson, ou embebe a folha de água com o pincel antes de aplicar a tinta.
A tinta não deve ser muito diluída nem muito concentrada; Procure chegar em uma proporção de 50/50 de água para pintar para cada cor. Comece a pintar sua tira de cor usando tinta amarela pura. Limpe seu pincel. Pegue um pouco de tinta verde e misture na sua mistura amarela.
5 materiais básicos para pintar aquarela
A tinta guache deve ser sempre diluída com água antes da aplicação, exceto na técnica de pintura à seco. Com menos água, há mais opacidade e corpo na tinta (fica mais grossa), com mais água há menos opacidade e menos corpo (fica mais fina). Use pequenas quantidades de tinta de cada vez pois a guache seca muito rápido.
Devido às suas propriedades, a tinta aquarela é ideal para pinturas delicadas e trabalhos que buscam efeitos de transparência e brilho. Além disso, a aquarela permite a sobreposição de cores para criar novas nuances e efeitos criativos.
A tinta de aquarela é basicamente formada por goma arábica (que funciona como aglutinante, fixando a cor sobre o papel), pigmentos, glicerina, agente umectante (mel ou xarope de milho) e outros aditivos. ... Isso não interfere na qualidade da tinta, apenas na forma como ela é usada.
A guache tradicional é basicamente uma aquarela opaca e fosca. ... A tinta acrílica tradicional tem secagem rápida, opacidade variada (algumas cores são bem opacas, outras nem tanto) e geralmente possui um acabamento fosco mais acetinado. A guache acrílica possui características dessas duas tintas.
Como fazer
Modo de preparo:
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante. Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso. Esse tipo de tinta é solúvel em água.
Use a tinta pura sobre o tecido seco para os pintar detalhes, ou para manchas com cores sólidas. Dilua um pouco de tinta e água, pegue com o pincel e dê “batidinhas” nele por cima da pintura, para fazer uns efeitos de respingos bem legais. Se os respingos caírem sobre o úmido, eles vão se espalhar em manchas clarinhas.