Encontre o volume do seu tanque. Para determinar o volume de um tanque retangular, multiplique o comprimento (l) pela largura (w) e pela altura (h). A largura é a distância horizontal de lado a lado. O comprimento é a dimensão mais longa.
O volume do cilindro é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura. Como a base é um círculo, utilizamos a fórmula da área de um círculo vezes a altura desse cilindro. O cilindro é uma figura geométrica formada por duas bases circulares e área lateral que liga esses dois círculos.
Cálculo de Volume por Integral
A área da base (Ab) = (pi)*(diâmetro)²/4. A altura (H) é fácil, é só medir do fundo da cisterna até o maior nível que a água pode atingir. Se você usar as medidas em metros terá sua resposta em m³ e cada m³ equivale a 1000 litros.
A cisterna é um paralelepípedo retângulo. Para calcular o volume basta multiplicar o comprimento, pela largura e pela altura. "Já fizemos as contas e dá aproximadamente 196 metros cúbicos, ou seja, 196 mil litros de água pra servir as duas torres.
Para calcular aproximadamente o tamanho da cisterna quadrada ou retangular é só multiplicar a largura pelo comprimento e depois pela altura (= m3).
(A) = média de chuvas (sem milímetros) nos últimos 20 anos. (B) = área do telhado x (A) x 0,8 (coeficiente de aproveitamento) / 1000. (C) = quantidade captada (B) – Uso (8 m3)....Como Definir o Tamanho De Uma Cisterna Para Água De Chuva?
Cada residência possui uma necessidade hídrica única, e cabe a um especialista determinar se sua residência necessita de uma cisterna de 10 mil litros ou se uma cisterna de 5 mil basta para atender à demanda de sua família. Em casos especiais, como pequenas casas, uma cisterna de 3 mil litros é o ideal.
Agora, suponhamos que o pluviômetro registrou 20mm. Então multiplique a área do telhado por 20 e terá o volume de água captado durante essa chuva. Exemplo: 25m2 x 20mm = 500 litros.
O índice pluviométrico mede quantos milímetros chove por ano em um m². Por exemplo: em São Paulo chove em média por ano 1.
A alternativa mais adequada é o Dreno. Esse sistema irá drenar toda a água acumulando, evitando que trincas, mofos e outros distúrbios ocasionados pela umidade. Basicamente ele vai coletar toda água acumulada e conduzi-la para outro local por meio de um sistema drenante.