EQST

Por Que Sou Perfeccionista?

Por que sou perfeccionista? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Por que sou perfeccionista?

A pessoa perfeccionista tem a convicção de que a perfeição é um único caminho para a aceitação pessoal e dos outros. Por isso, busca incessantemente os melhores resultados possíveis. Geralmente, o perfeccionista tenta fazer o seu melhor para se proteger das críticas, da rejeição e da desaprovação do mundo.

Qual o problema de ser perfeccionista?

Quando o perfeccionismo se torna um problema? O perfeccionismo também pode nos prejudicar de diferentes formas. A busca cega pela perfeição influencia negativamente o nosso estado mental e emocional. Não raro pessoas perfeccionistas desenvolvem depressão, ansiedade, insônia e distúrbios alimentares.

O que o perfeccionismo pode causar?

Isso porque essa tendência está associada a uma série de condições clínicas preocupantes como: depressão e ansiedade (mesmo em crianças), automutilação, transtorno de ansiedade social e agorafobia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), compulsão alimentar, anorexia, bulimia, estresse pós-traumático, síndrome de fadiga ...

Porque o perfeccionismo atrapalha?

Segundo a especialista, o perfeccionismo atrapalha porque faz com que o profissional invista tempo e energia desproporcionais para entregas simples, deixando de focar em novas soluções. “A pessoa tem dificuldade em delegar e aceitar sugestões, pois acredita que ninguém faz melhor do que ela”, conclui.

O que significa excesso de perfeição?

O perfeccionismo é a tendência de acreditar que existe uma forma perfeita de ser e fazer, que pode trazer grandes prejuízos e ser causadora de muitos sofrimentos.