A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café.
Resposta. Resposta: Os cafeicultores perderam dinheiro e poder político. As elites não conseguiam mais chegar em um acordo, a sociedade desejava um país com oportunidades, o que decretou o fim da Primeira República com a deposição do então Presidente Washington Luís, e o poder entregue a Getúlio Vargas.
As ações se desvalorizaram drasticamente; os estoques de cereais se acumularam; os preços dos produtos baixaram. Fazendeiros faliram. As grandes indústrias diminuíram fortemente a produção; as médias e pequenas fecharam. Grandes massas de trabalhadores ficaram desempregadas.
No Brasil, a área que sofreu mais com os impactos da grande depressão foi o café. Como o Brasil era responsável por cerca de 70% do café comercializado em todo o mundo, e tendo os Estados Unidos como principal consumidor, o impacto econômico foi gigantesco. Em resumo, o café ficou parado, e logo o preço caiu.
Consequências da Crise de 1929: New Deal Assim, foram criados milhões de empregos, fomentando a economia pelo consumo. Mesmo assim, em 1940 a taxa de desempregados estadunidenses era de 15%. Esta situação foi finalmente resolvida com a Segunda Guerra Mundial, quando a economia capitalista mundial se recupera.