EQST

Quais RDCS Foram Criadas Para Boas Prticas Farmacuticas?

Quais RDCS foram criadas para Boas Práticas Farmacêuticas?

RDC nº 41/2012 - Altera RDC nº 44/2009. RDC nº 44/2009 - Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências.

O que o biomédico pode prescrever?

Art. 6º - Caberá ao profissional biomédico a prescrição de formulações magistrais ou de referência de cosméticos, cosmecêuticos, dermocosméticos, óleos essenciais e fármacos de administração tópica.

O que mudou na RDC 41 2012?

De acordo com a nova norma, os medicamentos isentos de prescrição poderão permanecer ao alcance dos usuários nas farmácias e drogarias de todo o país. A RDC 41 desta forma altera os artigos 40 e 41 da RDC 44/2009.

Que formas são utilizadas para solicitar medicamentos em farmácias e drogarias?

Conforme artigo 52 da RDC nº44/09, somente farmácias e drogarias abertas ao público, com farmacêutico responsável presente durante todo o horário de funcionamento, podem realizar a dispensação de medicamentos solicitados por meio remoto, como telefone, fac-símile (fax) e internet.

Qual é a forma correta de armazenamento dos medicamentos?

Mantenha os medicamentos em lugares secos e frescos, seguros e específicos para este fim, fora do alcance de crianças e animais. Evite guardar os medicamentos com produtos de limpeza, perfumaria e alimentos. 2. Guarde na geladeira apenas os medicamentos líquidos, conforme orientação de um profissional de saúde.

Quais os medicamentos que podem ser fracionados?

Quais os medicamentos que podem ser fracionados? Os medicamentos nas apresentações de bisnaga monodose, frasco-ampola, ampola, seringa preenchida, flaconete, sachê, envelope, blister e strip podem ser fracionados e dispensados de forma fracionada.

Em que condições o fracionamento de medicamentos é permitido?

Art. 14. O fracionamento somente será efetuado após a apresentação da prescrição pelo consumidor e usuário de medicamentos, na quantidade exata de unidades farmacotécnicas prescritas, seguido da dispensação imediata do medicamento, sendo vedado realizá-lo previamente.

São cuidados que devemos ter ao realizar o fracionamento?

O fracionamento não pode significar o contato do medicamento com o meio externo. Portanto, a embalagem primária fracionada deve manter os mecanismos responsáveis pela preservação das características de qualidade e de segurança do produto.

Pode fracionar medicamentos?

Existe a Lei n° 9.

Pode fracionar medicamento controlado?

Os medicamentos sujeitos ao controle especial de que trata a Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998, e suas atualizações, não podem ser fracionados. Essa prática tem um importante papel para a promoção do uso racional de medicamentos, pois permite a aquisição da exata quantidade prescrita.

Pode vender anticoncepcional fracionado?

Em vários países da Europa e nos Estados Unidos, a indústria farmacêutica vende o fracionado. Aqui não, as exceções são raríssimas. Uma fábrica no Paraná é a única a produzir para a venda fracionada, criou um estilo brasileiro de vender a quantidade exata receitada pelo médico, com embalagens picotadas para o corte.

O que é venda fracionada de medicamentos?

Medicamentos fracionados são remédios fabricados em embalagens especiais e vendidos na medida exata que o consumidor precisa.