A ciclosporina é um fármaco imunossupressor, isto é, diminui a resposta imunitária celular. É útil quando o sistema imunitário apresenta um comportamento alterado (alergias e doenças imuno-mediadas). Nos cães, o seu uso é sobejamente conhecido no tratamento da Dermatite Atópica Canina (DAC), entre outras aplicações.
Metotrexato (MTX) é um medicamento modificador do curso da doença (DMARD) usado como primeira linha de tratamento para artrite reumatoide (AR). Farmacologicamente, é classificado como um antimetabólito devido seu efeito antagonista no metabolismo do ácido fólico.
As reações adversas relatadas com mais frequência incluem estomatite ulcerativa, leucopenia, náusea e desconforto abdominal. Outros efeitos adversos relatados com frequência são indisposição, fadiga indevida, calafrios e febre, tonturas e resistência reduzida à infecção.
Você pode tomar os seis comprimidos em dose única ou dividir (tipo, dois comprimidos no café da manhã, almoço e jantar ), lembrando sempre que só deve tomar uma vez por semana, e nunca no mesmo dia do ácido fólico.
Agente Antimetabólico que inibe a síntese de DNA e a reprodução celular. A enzima dihidrofolato redutase (DHFR) é inibida pelo metotrexato, causando acúmulo intracelular de dihidrofolato. Este acúmulo provoca a inibição na síntese de purinas e timidilato.
O metotrexato é conhecido como um fármaco modificador da doença. Retarda a produção de células novas pelo sistema imunitário do organismo (o sistema de defesa do próprio corpo) e, por conseguinte, reduz a inflamação ao mesmo tempo que suprime a atividade do sistema imunitário.
Metotrexato é contraindicado em casos de:
Não há evidências de efeitos adversos do tratamento MTX da gravidez ectópica em futuras gestações 24. A gravidez intersticial (localizada na junção das tubas uterinas da cavidade uterina) é tratada inicialmente com MTX multidose, recorrendo à terapia cirúrgica se houver algum comprometimento do estado clínico 25.
Teratogenicidade – risco reprodutivo O metotrexato provoca embriotoxicidade, aborto e malformações fetais em seres humanos. Por isso, os possíveis riscos de efeitos sobre a reprodução, perda da gravidez e malformações congénitas devem ser discutidos com as doentes com potencial para engravidar (ver secção 4.
Nas cirurgias por vídeo a recuperação é um pouco melhor e o repouso gira em torno de 2-3 semanas, nas cirurgias abertas (laparotomia) o repouso gira em torno de 4 semanas. As relações sexuais, normalmente, são liberadas após 4 semanas.
Não fume. O consumo de cigarro ou drogas está relacionado com a gravidez ectópica. Especialistas acreditam que fumo cause danos às trompas uterinas. Isso dificulta a passagem do óvulo fecundado pelo espermatozoide (zigoto) para o útero.
A gravidez na trompas, também conhecida como gravidez tubária, é um tipo de gravidez ectópica em que o embrião é implantado fora do útero, nesse caso, nas tubas uterinas.
Gestação tubária: uma gestação tubária ocorre após um óvulo fertilizado fixar-se na trompa de falópio e começar a se desenvolver. O óvulo, no entanto, não pode sobreviver fora do útero, porque não terá os nutrientes necessários ou não terá espaço suficiente (na trompa) para crescer.
Os sintomas iniciais se assemelham a uma gestação normal, como menstruação atrasada, mamas doloridas, náuseas e teste de gravidez positivo. Outros sintomas como, dor pélvica importante com sangramento vaginal, que pode ser mais ou menos intenso, escuro ou aguado que o normal, reforçam a suspeita da gravidez tubária.
Gravidez ectópica: diagnóstico Na maioria dos casos, esse tipo de gestação pode ser detectado a partir de um exame pélvico, além de exames de sangue e ultrassonografia. Às vezes, a laparoscopia (um procedimento cirúrgico) pode ser usada para procurar uma gravidez ectópica.
A gravidez ectópica é uma gestação sem futuro. O ovo além de não conseguir se desenvolver normalmente fora do útero, também pode causar grave lesão das estruturas que o rodeiam. Se não for tratada há elevado risco de morte.
A dor da gravidez ectópica pode ser sentida na pelve, no abdômen, ou até nos ombros e pescoço. Irregularidade menstrual, por exemplo, sangramento que pode ser mais intenso ou mais leve do que na menstruação normal.
Em um copo transparente, você deve misturar urina com uma pequena quantidade de pasta de dente branca (não serve colorida). Se após dois minutos a pasta branca ficar azulada ou começar a espumar, o teste é positivo.
Sintomas da gravidez: