É muito simples fazer o banho de alfazema, basta que você esquente água ou encha um balde no chuveiro na temperatura que for mais agradável para o seu corpo. Depois de fazer isso, coloque a alfazema dentro da água e deixe descansar por 7 minutos. ... Para muitas pessoas este banho é um santo remédio.
No umbanda a flor de alfazema é referenciada a Iemanjá e Oxum, já que seu aroma é referência a limpeza da alma. É uma planta ritualística, sua textura, aroma e cor instiga os sentidos, sendo esta amplamente utilizada em banhos energéticos, defumação em interiores e também para benzer.
Pode-se utilizar a alfazema (seiva, erva ou colônia) quando estivemos em contato com ambientes carregados ou pessoas negativas, e situações de estresse, tomando seu banho normal, e colocando algumas gotas num litro de água e jogando no corpo ao fim do banho. Alfazema pode inclusive ser jogada na cabeça, no Ori.
O aroma: um cheiro doce, floral e herbal, com uma nota balsâmica. Propriedades terapêuticas: anti-séptica, estimulante da circulação; alivia espasmos musculares e cãibra. Usos da lavanda: a lavanda está entre os mais seguros e mais amplamente usados dos óleos aromaterapêuticos.
Tipos de Alfazema Ao todo, existe em torno de 39 espécies de plantas pertencentes ao gênero de alfazema. Confira abaixo 5 tipos de alfazema, ou lavanda: Lavandula stoechas (subespécie pedunculata): também conhecida como rosmaninho, é típica da região mediterrânea.
A Lavanda ou Lavandula é o gênero de plantas com flores que pertencem à família de hortelã, e são apreciadas pelo cheiro (e cores) de suas flores. ... Em contrapartida o Lavandin tem menos poderes curativos que a verdadeira lavanda. Por tudo isso ela é largamente usada em sabonetes e perfumes.
Como cuidar da sua Lavanda
Os principais cuidados para mantê-la em um vaso são: Água: A planta deve ser molhada apenas quando o solo do vaso estiver seco. Uma dica valiosa é esperar mais um dia antes de regar a planta ao perceber que o vaso está ficando seco. E atenção: pratinho com água sob o vaso nem pensar!
Dicas para cultivar as suas alfazemas com sucesso
O local para plantio (vaso, jardineira, sementeira, solo) deve receber pelo menos quatro horas diárias de sol, pois o manjericão se dá muito bem com esta luz natural. Quanto as regas, não são necessárias diariamente, afinal, o excesso de água pode encerrar a vida de nosso querido manjericão.
Geralmente plantas murchas é sinônimo de falta de água. Se for esse o caso basta regar o manjericão para que sua vitalidade retorne. Outros problema que pode fazer o manjericão murchar são o ataque de pragas, algumas doenças e um solo muito compactado.
Temperaturas abaixo de 15ºC podem comprometer o desenvolvimento adequado da planta. A luz do sol também é de extrema importância para um manjericão sempre bonito e de folhas verdes e brilhantes. O recomendado é manter a planta sob luz direta do sol por cerca de 4 a 6 horas por dia.
Para o controle desta praga, deve-se retirar as folhas mais atacadas e realizar a aplicação de uma calda de pimenta, alho e fumo orgânico. A calda deve ser aplicada a cada 7 dias, nas horas mais frescas.
flores amanteigadas de manjericão. Uma ultima opção para as flores é congelá-las frescas e usar em molhos, sopas, pesto, etc. Lembrando que batidas ou processadas elas podem amargar. E ultima coisa: pode-se usar flores de qualquer manjericão.
Saiba como recuperar uma planta seca
6 modos de tentar salvar uma planta quase morta
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
Coloque o galho num recipiente de vidro com um dedo de água para deixar apenas a pontinha do galho na água; Troque a água do podocarpo todos os dias até enraizar; Assim que enraizar, coloque a muda na terra adubada e siga regando diariamente o podocarpo em vaso até surgir as primeiras folhas.
A planta precisa ficar fora de casa, pois deve pegar bastante sol e calor. Ela deve ser regada todo dia. Se estiver muito quente, regue-a duas vezes. É necessário adubar a podocarpo utilizando o NPK a cada três meses.
Algumas possibilidades são: excesso ou falta de sol, clima seco ou pobreza de nutrientes no solo. Para melhorar a qualidade do solo, você pode usar adubo oriundo de uma composteira e você não sabe o que fazer, experimente esses truques rápidos que podem salvar suas plantas secas.
Se as folhas morrendo estiverem enrugadas, marrons e torcidas, significa que a planta não está obtendo água suficiente e está usando a reserva própria. Regue a babosa até a terra ficar úmida e continue molhando levemente até as folhas ficarem esticadas novamente.
Como cuidar da babosa
A causa mais comum do escurecimento das folhas da babosa é a exposição direta à luz solar. Enquanto essa planta se dá bem fora de casa, ela precisa de sombra parcial. Dentro de casa, a babosa deve receber uma quantidade adequada de luz solar indireta.
Essas folhas são carnosas, firmes e quebradiças. Delas sai um líquido viscoso e bem macio. É preciso ter cuidado para não se cortar ao manusear as folhas de babosa, pois elas possuem bordas cheias de espinhos.