Ho'oponopono é um técnica ancestral havaiana que busca, através da gratidão, resolver mágoas e feridas do passado, criando, assim, um estado de paz. Na língua original, “Ho'o” significa “cura”e “ponopono”, “arrumar, endireitar”. Dessa forma, podemos traduzir a junção de ambas como “corrigir um erro”.
A técnica surgiu depois que Sra Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona estudou as tradições da cultura do Havaí e sintetizou as bases dos ensinamentos locais para levar a outros povos. A ideia é focar na mensagem de quatro frases simples e diretas: “Sinto muito”, “Por favor, me perdoe”, “Eu te amo” e “Sou Grato”.
-ME PERDOE: Feche as portas do passado, você é sempre a principal pessoa que deve se auto perdoar. -EU TE AMO: O amor cura, o amor regenera, o amor liberta. -SOU GRATO: A verdadeira gratidão gera energias positivas. Seja grato por tudo!
Entre uma sílaba (palavra ou verso…) e outra, fique atenta à respiração: a entrada e a saída do ar devem ser pausadas, uniformes e feitas de preferência pelas narinas. Algumas pessoas marcam a repetição dos mantras usando um mala, ou japamala (em sânscrito, japa = sussurar e mala = cordão).
118 (CXVIII, na numeração romana) foi um ano comum do século II do Calendário Juliano, da Era de Cristo, e a sua letra dominical foi C, teve 52 semanas, com início a uma sexta-feira e terminou também a uma sexta-feira.
Cento e nove = Hundred Nine.