Cinzel é um instrumental cirúrgico utilizado principalmente para efetuar a separação entre o dente e a gengiva. ... Além disso, em conjunto com o martelo odontológico, o cinzel odontológico fica responsável por realizar a remoção ou desgaste de alguns alguns ossos bucais.
A maioria dos materiais restauradores deve suportar forças durante a fabricação ou mastigação. A quantidade de força, tensão, deformação, resistência, rigidez, tenacidade, fricção e desgaste podem ajudar a identificar as propriedades de um material.
Uma boa alternativa é utilizar caixas plásticas com tampa, que são facilmente encontradas em lojas de utilidades e por um preço bem acessível. Por exemplo: separe uma caixa para disciplina de dentística, outra só para a disciplina de cirurgia, outra para endodontia e assim sucessivamente.
Agora, vamos ver 6 dicas infalíveis para a organização do consultório.
Como organizar o consultório médico?
Função dos Instrumentais Os instrumentais em odontologia tem como função possibilitar ao cirurgião dentista realizar os procedimentos de atendimento ao paciente. ...
Sindesmótomo. Instrumento cirúrgico não articulado cortante. ... Utilizado para sindesmotomia, descolamento ou diérese, para cirurgias em geral.
Instrumento Cirúrgico não articulado não cortante. Produzido em Aço Inoxidável. Utilizado para manipulação de diversos materiais. Cabo de 8mm para um melhor ajuste na mão do profissional.
Pinça clínica Ela serve para pegar ou colocar algo na boca do paciente de forma simples e higiênica, como aquelas bolinhas de algodão.
Um espelho bucal ou espelho de dentista é um instrumento muito utilizado por cirurgiões-dentistas ou médicos dentistas.
Kit com 1 pinça clínica, 1 sonda exploradora nº 5, 1 escavador nº 17 e 1 cabo com espelho nº 5.
10 equipamentos essenciais no seu consultório odontológico
Quanto custa abrir uma clínica ou consultório odontológico? Abrir uma clínica ou consultório pode se tornar um investimento muito alto. Veja, o Sabrae, considera que abrir uma clínica de pequeno porte, será necessário o investimento de cerca de R$ 65 mil a R$ 100 mil.
Veja como montar um consultório odontológico em 10 passos
Conjunto odontológico É um equipamento básico em todos os consultórios odontológicos, e formado por: cadeira. pedal de comando. mesa do equipo.
Os materiais dentários podem ser divididos basicamente em três tipos: metálicos, cerâmicos e poliméricos. principalmente constituindo as ligas metálicas presentes em peças protéticas, aparelhos ortodônticos, limas endodônticas, implantes e instrumentais odontológicos.
Aqui na i9 você encontra a melhor e mais completa linha de cadeiras odontológicas do mercado ( também conhecidas como cadeira de dentista ). Produzidas utilizando materiais robustos e duráveis, todos os modelos de cadeira odontológica comercializados pela i9 possuem uma longa vida útil.
Em torno deste centro, traçar três círculos concêntricos, A, B e C de raios 0,5; 1,0; 1,5 metros respectivamente. A posição de 12 horas é sempre indicada pela cabeça do paciente. Desta forma, o eixo 6-12 horas, divide a sala em duas áreas: acima da cadeira (área do cirurgião dentista) e abaixo (área do auxiliar).
O tamanho do local deve ter no mínimo 12m², mas caso seja um consultório coletivo, as cadeiras devem estar a 2 metros de distância uma da outra, sendo que o espaço deve ter 80cm livres na cabeceira e 1m na lateral. Cabe ressaltar os princípios ergonômicos.
9 m²
Consultórios odontológicos: Cada consultório deve contar com a cadeira odontológica, lavatório de mãos e bancada. Ambientes com área mínima de 9,00 m². Quando se tratar de consultório odontológico de unidade de saúde pública a área mínima do consultório é de 12,00 m².
Os ambientes do consultório odontológico Para consultório individual, a área mínima exigida é 9 m². Já para clínicas coletivas, onde mais de um dentista faz atendimentos, a área depende do número de equipamentos: Distância mínima livre de 800 metros na cabeceira e mais de 1 metro nas laterais da cadeira odontológica.
É importante, por exemplo, ter banheiros acessíveis (com peças e tamanhos adequados) e rampas, entre outros recursos básicos para atender os pacientes. Em relação ao dimensionamento do consultório, vale lembrar que, conforme a RDC/Anvisa n.º 50/02, o consultório odontológico individual deve possuir área mínima de 9 m².