Na abordagem sistêmica, as organizações são vistas como sistemas socio-técnicos estruturados. Essa abordagem apresenta vários aspectos de interesse. As organizações são analisadas como sistemas abertos, relacionados com outros sistemas, com os quais trocam informações.
A importância da abordagem sistêmica para as organizações se deve ao fato de que ela permite a integração de setores dentro de uma organização, visando seu funcionamento no que tange também aos fluxos e interfaces das atividades desenvolvidas.
Na estrutura sistêmica, as relações entre as partes são estudadas e definidas da maneira mais clara e formal, assegurando vínculos c dispositivos de ligação definidos, de modo também a assegurar o fluxo contínuo das operações.
Quando um profissional atua de forma sistêmica, eles veem uma empresa como um todo e assim conseguem identificar erros e falhas nos processos. Assim, é possível eliminar e corrigir falhas, fazendo os ajustes necessários para manter a boa performance de um negócio.
Causas sistêmicas, como o próprio nome diz, são causas provocadas pelo próprio Sistema. Aparecem por falha em algum processo do Sistema e causam a variabilidade existente. Se existem muitas causas sistêmicas, o numero de acidentes é alto.
A palavra holismo significa inteiro, o que faz com que o conceito de holística defenda a totalidade. ... Com uma visão holística, você deixa de enxergar um conjunto como a soma de todas as partes. Em uma empresa, significa dizer que cada um tem sua importância e somente juntos podem formar um todo.
adjetivo Que considera o todo não somente como uma junção de suas partes; que busca entender os fenômenos por completo, inteiramente. [Medicina] Tratamento que tem em consideração a pessoa como um todo, não somente como um conjunto de seus sintomas; geralmente, tem métodos diferentes dos tradicionais.
A visão holística na saúde, pode minimizar esse efeito, e considera que o paciente deve ser tratado em sua totalidade, unindo a medicina tradicional, psicologia, ciência, fatores externos e emocionais como parte do problema a ser solucionado.
Os cuidados de enfermagem baseiam-se numa visão holística do ser humano, ou seja, baseia-se na relação permanente com o outro, essa relação com o outro passa pelo toque, comunicação e cuidado físico.
A visão holística na medicina considera que o paciente deve ser tratado na sua totalidade, unindo a medicina tradicional, psicologia, ciência, fatores externos e emocionais como parte do problema a ser solucionado. Aliado aos cuidados convencionais surgem os chamados “cuidados alternativos” que apoiam e dão suporte.
Um dos aspectos mais importantes da abordagem holística é que, sendo um forma de encarar a realidade, seus conceitos podem ser aplicados às mais diferentes áreas do conhecimento. Ao mudar nosso olhar sobre o mundo, começamos a ver a possibilidades novas, impossíveis de serem visualizadas antes.
Humanização na enfermagem é o efeito de olhar para um paciente em uma perspectiva mais integrada e completa e não apenas para as questões clínicas e assistenciais envolvidas no processo do adoecimento. Nesse sentido, cabe ao enfermeiro entender todas as queixas do paciente e intervir de forma gentil e acolhedora.
Atendimento humanizado hospitalar é a habilidade dos profissionais de saúde em ouvir, aconselhar e respeitar as opiniões dos pacientes para que eles tenham um tratamento digno. Para que a humanização seja eficaz, é preciso que os procedimentos e a estrutura da instituição também estejam alinhadas com este objetivo.
É justamente pensando nas melhorias do processo de trabalho que foi criado pelo Ministério de Saúde, no ano 2000, o Projeto de Humanização Hospitalar. O intuito é promover uma nova cultura de atendimento que apoie a melhoria na qualidade e eficiência dos serviços prestados.