A solução glico-fisiológica é útil como fonte de água, calorias e eletrólitos, sendo utilizada para o restabelecimento de fluido e suprimento calórico e dos eletrólitos sódio e cloro. Dependendo das condições clínicas do paciente, é capaz de induzir a diurese.
Para prepararmos a versão caseira do Soro Fisiológico para lavagem nasal basta:
A solução Glicofisiológica é indicada como repositora de água, calorias e eletrólitos, em caso de carência de sódio e como diluente para medicamentos.
Solução glicosada A solução glicosada é responsável por repor e adequar os níveis de glicose no sangue. O soro é comumente aplicado em casos de comas alcoólicos ou de desnutrição excessiva. Nesses e em outros quadros, como grande parte dos medicamentos, só pode ser usado sob prescrição médica.
As soluções de glicose de 5 a 10% são indicadas em casos de desidratação, reposição calórica, nas hipoglicemias e como veículo para diluição de medicamentos compatíveis. A solução de glicose 5% é frequentemente a concentração empregada na depleção de fluido, sendo usualmente administrada através de uma veia periférica.
Na pele. O soro fisiológico possui propriedades de limpeza e é capaz de diminuir a dilatação dos poros faciais e nutrir o rosto. Por ter o pH parecido com o do nosso organismo, o soro garante uma pele mais macia sem aumentar a oleosidade.
Resposta. Resposta: Beber soro fisiológico não faz mal, desde que não seja em demasiado.