A gasometria arterial utiliza o sangue retirado de uma artéria, em que o oxigênio e o dióxido de carbono podem ser medidos antes de entrarem nos tecidos corporais. Os valores da gasometria arterial por si só não fornecem informações suficientes para diagnosticar uma doença.
O sangue arterial têm alta pressão, pois sai diretamente do ventrículo esquerdo do coração, para fazer a irrigação de todo o corpo. Logo um acidente proveniente de uma punção arterial é muito mais grave do que com uma punção venosa, pois, a perda de sangue seria muito maior.
A punção arterial é indicada quando há necessidade de monitorização contínua da pressão arterial em pacientes com grave instabilidade hemodinâmica, para coleta frequente de amostras sanguíneas em pacientes em ventilação mecânica e, também, para administração de drogas intra-arteriais.
Como é feito? Uma amostra de sangue de uma artéria é normalmente feita a partir do interior do punho (artéria radial), mas também pode ser retirada a partir de uma artéria na virilha (artéria femoral) ou do lado de dentro do braço acima da prega do cotovelo (artéria braquial).
A pressão por este método é medida através de um cateter introduzido na artéria, o qual é conectado em uma coluna liquida. A medida da pressão é obtida através do transdutor de pressão que faz a leitura; é obtida pressão sistólica, diastólica e média.
Na inserção do cateter:
Pressão arterial distólica (PAD) < 60 mmHg e/ou. Pressão arterial média (PAM) < 70 mmHg ; PAM=[(2 x pressão diastólica)+ pressão sistólica] / 3 e/ou.
A Pressão Arterial Invasiva ou PAI é um procedimento de extrema importância em uma UTI. Indicado para pacientes mais críticos, para controle rígido de pressão juntamente com drogas vasoativas. A pressão por este método é medida através de um cateter introduzido na artéria, o qual é conectado em uma coluna líquida.
Como abordamos, a pressão arterial saudável ideal para um adulto que está em repouso abaixo de 140/40 mmHg, sendo o ótimo em torno de 120/80 mmHg. Quando o valor está superior à média, o indivíduo está sofrendo de hipertensão ou pressão alta.
Hoje se considera que a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8 — ou, como preferem os especialistas, 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Se o índice passou dos 14 por 9, aí ela é considerada alta.
Acesso arterial (PAM)
A pressão arterial é considerada normal quando está entre 9/6 e 12/8. Independentemente da leitura da pressão arterial, os profissionais da área da saúde não costumam diagnosticar uma pessoa com pressão arterial baixa, a menos que esteja mostrando outros sinais ou problemas associados com a condição.
Quem tem pressão baixa ou teve uma queda súbita deve aumentar a ingestão de líquidos, como água e bebidas isotônicas, não mudar de postura bruscamente e evitar calor excessivo. A ingestão de sal nesse momento também pode ser aumentada. Atividade física ajuda a deixar a pressão controlada.
Como proceder em casos de queda de pressão arterial Caso a pessoa tenha esses sintomas, deve descansar em um lugar fresco e tomar bastante líquido. “Se a pessoa sentir-se mal ao ponto de quase desmaiar, também deve deitar com as pernas para cima”, recomenda Dr.