Se PA, significa Progressão Aritmética, é muito aplicada no nosso dia a dia, ou seja tudo que formos fazer com valores é somado, então pode ser uma PA, pois na PA somamos , e isso é muito importante no nosso cotidiano.
Observem que o termo geral ou o enésimo termo de uma PG, representado por an, é igual ao produto entre 1º termo da sequência, o a1, e a razão q da PG, quando esta é elevada ao expoente n – 1.
os dias da semana são um exemplo de progressão aritmetica assim como orçamento familiar. a disposição de cadeiras em fileiras onde a partir da segunda fileira por exemplo é acrescentado uma determinada quantidade fixa de cadeiras. ou seja 3 cadeiras foram colocadas a mais em cada fileira.
Explicação passo-a-passo: A sequência dos números está aumentando de 5 em 5 (5+5 = 10, 10+5 = 15, 15+5 = 20). Portanto, a razão da PA é de 5.
A progressão aritmética é uma sequência de números com uma razão somada a cada termo. Desse modo, a diferença entre dois termos consecutivos é sempre a mesma. Essa diferença é conhecida como razão. Nesse caso, veja que temos uma sequência onde o primeiro termo é -18, o segundo termo é -11 e o terceiro termo é -4.
Uma progressão aritmética é constante quando, à medida que os termos vão aumentando, o valor continua o mesmo, ou seja, o primeiro termo é igual ao segundo, que é igual ao terceiro e assim sucessivamente. Para que uma PA seja constante, a razão precisa ser igual a zero, ou seja, r = 0.
é uma sequência de números onde a diferença entre dois termos consecutivos é sempre a mesma. Essa diferença constante é chamada de razão da P.A.. Sendo assim, a partir do segundo elemento da sequência, os números que surgem são resultantes da soma da constante com o valor do elemento anterior.
Uma PA é constante ou estacionária, quando sua razão é nula, ou seja, r = 0. Neste caso, todos os termos da sequência são iguais, isto é, não se alteram.
A SOMA É: Sn =(A1+AN)*N/2 = (1+19)*10/2 = 20*5 = 100.