Resposta
Resposta. O sistema circulatório(sistema cardiovascular), é responsável por levar o sangue a todo o corpo e permite as trocas gasosas que ocorrem no processo de respiração pulmonar e, também auxilia na proteção do corpo por meio do sistema imunológico, evitando a entrada de coisas indesejáveis no organismo.
Os sistemas do corpo humano são constituídos por órgãos, que, juntos, realizam funções essenciais para a manutenção da vida. Os sistemas se dividem em: respiratório, circulatório, muscular, nervoso, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor, imunológico e tegumentar.
O tipo de tecido muscular relacionado com nossa locomoção é o estriado esquelético. O estriado cardíaco é encontrado apenas no coração, e o liso é encontrado em órgãos viscerais, em glândulas e nos vasos sanguíneos.
O sistema muscular e o sistema esquelético fazem parte do sistema locomotor. Esse sistema é responsável pelos inúmeros movimentos, inclusive a locomoção que conseguimos desenvolver. Os músculos estão envolvidos em todo e qualquer tipo de movimento que o organismo pode realizar.
Os músculos podem prender-se diretamente aos ossos ou fazê-lo por intermédio de tendões, um tecido branco fibroso. Os músculos são órgãos contráteis e elásticos. Um músculo, quando estimulado por um agente exterior, pode se contrair e encurtar rapidamente, o que promove o movimento.
Os ossos funcionam como alavancas que facilitam os movimentos do corpo. Muitos músculos trabalham aos pares, logo, quando um músculo se contrai, outro relaxa. Se diz, nesse caso, que há um antagonismo entre eles. A contração do bíceps, por exemplo, puxa os ossos do braço, fazendo-os dobrar.
Resposta. Resposta: Os músculos das pernas são vigorosíssimos e não apenas sustentam o peso do nosso corpo quando estamos de pé, mas também empenham-se ainda mais para impelir o corpo para a frente quando corremos. A parte principal dos músculos da perna está na coxa, sendo ajudados pelos músculos das nádegas.