Formação da imagem no olho humano A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina. Feito esse processo, essa imagem é enviada ao cérebro pelo nervo óptico.
Resposta: O foco visual da hipermetropia se forma depois da retina.
Quando você tem hipermetropia, o globo ocular é um pouco mais achatado ou a córnea mais plana. Assim, a imagem acaba se formando depois da retina, ou seja, a imagem que a retina capta não está correta. Devido a isso, a pessoa que tem hipermetropia enxerga objetos próximos de forma desfocada. NÃO PARE AGORA...
As lentes divergentes são utilizadas para corrigir a visão de quem possui miopia. Isso porque esse distúrbio visual faz com que a imagem seja focalizada antes da retina, por isso, quem o tem não consegue enxergar nada que esteja longe, mas o que está perto é visto com nitidez.
A hipermetropia pode compensar-se com a utilização de uma lente para hipermetropia convergente (convexa), que leva à focagem da imagem na retina. Estas lentes são mais espessas no centro do que na periferia e a diferença de espessura é tanto maior quanto maior for a hipermetropia.
Lentes Simples: adequadas para a correção da presbiopia em indivíduos emetropes, com baixo grau de ametropia e que não precisam de correção para a visão de longe. Lentes Bifocais: são normalmente prescritas para pessoas com presbiopia que necessitam também de uma correção para miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo.
O tratamento da presbiopia consiste na correção ocular com óculos com lentes que podem ser simples, bifocais, trifocais ou progressivas ou com lentes de contacto, que varia geralmente entre +1 e +3 dioptrias, para melhorar a visão de perto.
As lentes de contato para monovisão são uma de várias formas de as pessoas corrigirem a presbiopia à medida que envelhecem. A fim de resolver a dificuldade de mudar a focagem entre perto e longe, uma lente de contato é graduada para a visão de perto e a outra lente de contato para longe.
A presbiopia, basicamente, é provocada por um processo natural do envelhecimento, no qual o cristalino — a “lente” do olho” — e os músculos que o controlam se degeneram, perdendo gradualmente a sua flexibilidade.
A presbiopia, também conhecida como vista cansada ou síndrome do braço curto, é um problema de visão que faz parte do envelhecimento natural dos olhos. Ou seja, um processo comum que acomete a todos nós normalmente a partir dos 40 anos.
Os olhos cansados podem ser originados, como veremos mais à frente, por algumas doenças dos olhos ou, então, por cansaço ou fadiga relacionados com a leitura ou a exposição durante várias horas seguidas a dispositivos digitais, como é o caso do computador, telemóvel, entre outros.
7 dicas para evitar a fadiga ocular