Quando começa a tirar prazer novamente desses momentos é sinal de que as consultas estão a surtir efeito. Mas, atenção, nunca é demais lembrar que não é um resultado imediato.
A estimulação bilateral pode ser por meio dos movimentos oculares, sons e toques alternados. A técnica estimula a dessensibilização daquilo que incomoda, colocando o paciente em um estado mais saudável no qual razão, emoção e ação estão mais alinhadas.
A maioria das pessoas consideram que trauma é algo gerado por situações onde a vida de alguém está ameaçada, como num acidente de carro, um assalto, violência sexual, morte de alguém querido, crises de pânico e ansiedade, etc.
Focalize sua atenção no lado esquerdo do cérebro por algum tempo e procure imaginar seu aspecto. Concentre-se igualmente no lado direito do seu cérebro. Em seguida, preste atenção aos grossos feixes de fibras que ligam os dois hemisférios. Agora, experimente sentir os dois lados ao mesmo tempo.
O esquerdo tende a ser mostrado como a morada da lógica e da racionalidade. O direito tende a ser descrito como a fonte da intuição e da criatividade. Portanto, se você é uma pessoa lógica, usa mais o lado esquerdo. Se você é do tipo sensível e artístico, usa mais o lado direito.
O lado direito dominante está relacionado à intuição e à criatividade, o lado esquerdo, com a intelectualidade. Mas isso não define como enxergamos as cores.
Como determinar qual lado do seu cérebro é dominante
Você já parou para pensar e se questionar qual hemisfério do seu cérebro domina a sua personalidade e pensamentos? Caso não saiba, o lado direito do cérebro é responsável pela emoção, criatividade e sentimentos; já o esquerdo domina a lógica, a razão e o raciocínio.
Assim, de acordo com a teoria proposta por Sperry, os lados do cérebro estão divididos entre as funções lógica e criativa, sendo o esquerdo responsável pela tomada de decisões “racionais” e o direito pelas escolhas “emocionais”.
“Criando esses exercícios, com a mão direita e com a mão esquerda, para que o cérebro pudesse ser estimulado integralmente. Todas as áreas, todos os hemisférios, direito e esquerdo”, conta Luciana. O nosso cérebro funciona assim: os destros - os que usam a mão direita - estimulam mais o lado esquerdo do cérebro.
Em teoria, pessoas comandadas mais fortemente pelo lado esquerdo são boas com números e raciocínio lógico – a galera de Exatas, digamos –, enquanto as que recebem mais comandos do lado direito são as mais criativas – alô, povo de Humanas!
Os dois lados do cérebro já o outro hemisfério controla as emoções e a criatividade. A metade esquerda do cérebro comanda o lado direito do corpo, e a metade direita do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo. Desta forma, nós conseguimos pensar e nos movimentar ao mesmo tempo.
O cérebro humano é dividido em duas partes: hemisfério esquerdo, responsável pelo racional, e o hemisfério direito, responsável pelo emocional.
Toda pessoa tem algum grau de assimetria! Ninguém tem os dois lados do rosto idênticos! Quanto a assimetrias mais graves, podem ser corrigidas com cirurgias sejam elas ortognatica para discrepâncias ósseas ou cirurgias plásticas para correção de tecidos moles!!!