As prostaglandinas são substâncias lipídicas, de funções similares às de uma hormona, que estão presentes em diferentes fluidos e tecidos do organismo, incluídos alguns dos implicados na reprodução humana, como o útero e o sémen.
Significado de Prostaglandina substantivo feminino Hormônio presente em diversos tecidos e órgãos e cujas diferentes espécies exercem ações bioquímicas diversas. (Desempenham papel especialmente na maior parte dos processos de reprodução.).
Substâncias como prostaglandinas possuem a capacidade de sensibilizarem os nociceptores, reduzindo o limiar de excitabilidade destes receptores e ajudando na ação de substâncias álgicas, ou seja, aquelas que estimulam diretamente os nociceptores.
Vários alimentos possuem boas doses de vitaminas e minerais que, por sua vez, ajudam a diminuir a produção de prostaglandina tipo 2 e reduzem a inflamação. Amêndoas, castanhas, espinafre, couve, agrião, linhaça, sementes de abóbora, sementes de girassol, chia, gergelim, melão e sardinhas são boas pedidas.
A seguir, veja o que dá para fazer em casa para aliviar as cólicas menstruais.
Fazer exercícios para as cólicas Além disso, fazer exercício físico regular libera endorfinas, que agem como um analgésico natural e que melhoram o humor. Por isso, praticar exercício físico regularmente como caminhadas, natação, yoga ou ciclismo, por exemplo, pode ajudar a prevenir ou reduzir as cólicas menstruais.
DIETA. Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.
Evite doses elevadas de açúcar e sal durante a menstruação. Calorias vazias não são nutritivas, como as encontradas em doces e salgados industrializados, e os altos níveis de açúcares e de sódio presentes neles aumentam a sensação de inchaço nesse período.
Evite consumir doses elevadas de açúcar e sal durante a menstruação. Calorias vazias como os doces e salgados industrializados não são nutritivos e os altos níveis de açucares e sódio presentes neles aumentam a sensação de inchaço neste período. Se você estiver se sentindo triste fique longe de bebidas alcoólicas.
Alimentos que causam cólicas no bebê
Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Ciências e Tecnologia da Jordânia revela que o consumo de leite e derivados pode amenizar os sintomas das cólicas menstruais, também conhecido como disminorreia.
Portanto, para evitar as cólicas no bebê, é importante que a mãe evite alguns alimentos enquanto estiver amamentando:
10 alimentos que não se deve comer na amamentação
O que fazer para prevenir e evitar as cólicas nos bebês
Um copo de suco de acerola. Essa é a medida suficiente para uma gestante suprir suas necessidades diárias de vitamina C. Na verdade, nem é preciso se aventurar em expedições ao mercado em busca da acerola, a campeã no nutriente.
O consumo é contraindicado para gestantes e mulheres que estão amamentando.
Entre os ingredientes ricos em FODMAPs estão cereais como centeio e trigo, leite e derivados, algumas frutas (como maçã, pera, manga, melancia, pêssego e ameixa), oleaginosas e ainda algumas hortaliças e legumes (caso do aspargo, alcachofra, cebola, alho, beterraba, couve e milho doce).
Frutas cítricas, pimentão amarelo, suco de laranja, mamão, goiaba, melão, manga. Óleo de linhaça, sementes de linhaça, azeite de oliva extra-virgem, frutos secos, chia, abacate, salmão e truta. Ovos, leite, iogurte, cenoura, abóbora, manga e brócolis.
As causas mais comuns dos gases em bebês são: Ingestão de grandes quantidades de leite em pouco tempo: os gases são causados porque o sistema digestório do seu filho ainda não está totalmente desenvolvido. Inalação do ar: engolir grandes quantidades de ar pode provocar gases nos bebês. O exemplo mais comum é chorar.
A mulher que estiver amamentando pode ingerir bebidas ácidas como suco de laranja ou limão sem nenhum problema, pois os alimentos ácidos não talham o leite. Recomenda-se que a mãe beba bastante água todos os dias. Verdade. Café, chá preto e refrigerante em grande quantidade podem provocar cólicas no bebê.
Como no período de gestação, as mães que amamentam devem cuidar bem da dieta....Entre os alimentos que devem ser evitados durante o período de amamentação, destacam-se:
Descansar sempre que possível dá mais energia ao corpo para produzir leite, para isso pode-se contar com o auxílio de ervas calmantes que auxiliam no bem-estar da mamãe, como maracujá, tília, flor de laranja, raiz de valeriana e lúpulo.
Para suprir essa carência, sugiro aumentar a ingestão de frutas oleaginosas como castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoa e nozes - diz Daniela. Enquanto estiver amamentando, a mulher deve evitar alimentos que possam provocar cólicas e gases nos bebês.
Amamentação: 4 alimentos ajudam na saúde da mãe e do bebê
O que comer na amamentação Incluir alimentos frescos (como frutas e verduras), grãos integrais, leguminosas e fontes de proteína (como ovos, frango e peixes), e evitar alimentos industrializados e ultraprocessados são algumas sugestões.
Caso procure um leite para bebê que apresente benefícios vitamínicos e componentes que estimulam o desenvolvimento, sem ocasionar cólicas e gases, a opção certa é a Fórmula Infantil – Nan Supreme 1.