Onde fica o Psoas? O músculo Psoas tem origem na coluna lombar e se liga ao músculo ilíaco na pelve, estendendo-se até a parte anterior da coxa. É ele quem faz a ligação entre a coluna vertebral e os membros inferiores.
Confira cinco exercícios para fortalecer o core e melhorar a...
Para esse alongamento, o princípio de manter a pelve nivelada com o abdômen e o bumbum contraído continua valendo. Fique de pé em um apoio, segure a outra perna na parte de cima do pé e aproxime-o do bumbum, puxando a perna de modo que ela ultrapasse a perna de apoio para alongar o quadríceps.
No caso da retroversão, prioriza-se o fortalecimento dos flexores de quadril e paravertebrais, além de alongamento de glúteos, posteriores de coxa e abdominais.
Sente no chão de pernas esticadas e mantenha as costas direitas. Depois dobre uma das pernas e cruze por cima da outra perna como mostra a imagem. Faça uma ligeira pressão com uma das mãos no joelho, empurrando para o lado contrário da perna que está dobrada.
Use saias e calças com a cintura alta. A linha do cós deve ficar um pouco acima de sua cintura, para dar a impressão de que suas pernas começam mais para cima. Esse truque sempre funciona. Roupas com a cintura baixa costumam alongar o torso e encurtar as pernas, portanto evite-as.
Fazer caminhada ou corrida pode ajudar. Os músculos ficam tonificados e definidos, principalmente nas coxas, no bumbum e nas pernas. Quando as duas atividades físicas são intercaladas durante o treino, os resultados são ainda mais eficazes. Nesse caso, o emagrecimento e o ganho de músculos ocorre de forma mais rápida.
A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.
"Quando começamos a fazer uma atividade física, os músculos passam a se desenvolver e, com isso, nosso peso aumenta. Isso pode confundir o praticante e fazê-lo achar que está engordando", explica o médico do esporte e do exercício Guilherme Corradi, de São Paulo.
Mas se novamente o desconforto é: “comecei a fazer academia e engordei”, saiba que a resposta é muito mais simples que você pensa. A massa muscular é mais densa que a massa gorda. Justifica-se, aí, a redução de medidas e a manutenção ou ganho de peso.
Depois de cerca de meia hora de exercício, o cérebro manda o corpo liberar endorfina, substância que regula as emoções e dão sensação de bem-estar. Assim, a endorfina alivia as tensões do corpo e melhora o mau humor. Apesar do cansaço, você se sente animado, leve e menos ansioso.
Por seu baixíssimo gasto calórico (em média, são eliminadas cerca de 300 calorias em uma hora de atividade), a caminhada fica muito atrás da corrida ou da pedalada, por exemplo, que ganham em intensidade.
Truques para quem faz caminhada para emagrecer
A caminhada emagrece, melhora a circulação sanguínea, a postura e colabora para perder barriga. A caminhada rápida pode queimar até 400 calorias em 1 hora, o que significa que a pessoa pode perder até 0,5 kg por semana somente com este exercício.
O treino de caminhada para emagrecer ajuda a queimar gordura e a perder entre 1 a 1,5 kg por semana, pois alterna entre caminhada lenta e rápida, ajudando o corpo a gastar mais calorias. No entanto, é importante seguir o plano corretamente para o treino funcionar e trazer os melhores resultados.
Mas, a que ritmo andar para realmente começar a perder peso? Aqui também existem números cientificamente testados: entre 4,8 e 6,4 km/h. Caminhando nessa velocidade durante os 45 minutos recomendados todos os dias, é possível perder diariamente de 74 a 88 calorias, para mulheres, e de 88 a 124 calorias, se for homem.