O útero está situado entre a bexiga urinária, que está anteriormente, e o reto, posterior. Na parte média, o útero apresenta um estrangulamento denominado istmo do útero. A parte superior ao istmo recebe o nome de corpo do útero e a inferior constitui a cérvix (colo).
As tubas uterinas são dois tubos, com cerca de 10 cm, que se localizam um de cada lado do útero e conduzem os óvulos produzidos nos ovários até esse órgão. As tubas uterinas, anteriormente chamadas de trompas de Falópio, fazem parte do sistema reprodutor feminino, juntamente com o útero, ovários, vagina e vulva.
trompas de falópio
A nidação, portanto, é o processo de implantação do embrião no útero da mulher. Em média, ela ocorre entre 5 e 12 dias após a fecundação, com o embrião em estágio de blastocisto (para saber mais sobre isso, leia este texto).
A nidação ou implantação é o momento em que o óvulo fecundado (agora chamado de zigoto) penetra completamente no revestimento interno do útero. Isto costuma ocorrer a partir do 7º dia após a fertilização. Nesse processo de fixação pode ocorrer um leve sangramento, com duração média de três dias.
A implantação embrionária é o evento que marca o início da gravidez em si. Também chamada de nidação ou fixação, a implantação embrionária deve acontecer entre 5 e 7 dias após a fusão dos pronúcleos dos gametas masculino e feminino, tanto na concepção natural quanto na reprodução assistida.
Para saber exatamente quantas semanas de gravidez você está e quantos meses isso significa, é necessário calcular a idade gestacional e para isso basta saber a Data da Última Menstruação (DUM) e contar em um calendário quantas semanas existem até à data atual.
Com 12 semanas de gestação deverá ser realizada a primeira ultrassonografia morfológica, que possibilita avaliar detalhes importantes do feto, bem como estimar alguns riscos na gravidez.
O preparo do endométrio acontece com o uso dos hormônios estradiol e progesterona, com o uso dos hormônios a equipe médica consegue determinar com precisão a data ideal para a biópsia embrionária. O hormônio estradiol começa a ser usado após o início do ciclo menstrual, ele aumentará a sua espessura do endométrio.
Espessura adequada Para que se tenha sucesso no processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, é necessário que este tenha uma espessura mínima de 7 mm e máxima entre 12-14 mm durante a ovulação. A espessura do endométrio pode ser medida através do exame de ultrassonografia transvaginal.