As vias biliares são o conjunto de ductos encarregados de transportar a bile até à vesícula, onde a secreção se armazena e, posteriormente, segue até ao intestino delgado, onde exerce a sua ação digestiva.
Dentre os principais problemas encontrados, boa parte deles é provocado pela obstrução biliar, uma condição clínica muito recorrente. A via biliar é o nome que damos para o caminho percorrido pela bile, que tem sua produção no fígado, sendo levada até o intestino delgado.
Atuando no sistema digestório, a bile tem como função contribuir com a absorção dos nutrientes e com a digestão de gorduras ingeridas na alimentação.
Emulsionar gordura é simplesmente, transforma-la em gotículas. Os lipídios passam pela boca e pelo estômago sem ser digeridos. Ai chegam ao intestino, onde sofrem a ação da bile (produzida no fígado). É nesse momento que ocorre a quebra das gorduras.
Assim como o detergente, a bile age na quebra das partículas grandes e as diminui para poder absorvê-las.
Pode ser sugestivo de refluxo de bile do duodeno para ou estômago ou sinal de estase gástrica (digestão mais lenta). Qualquer dúvida procure um Gastro clínico.
b) A dieta rica em fibras reduz os níveis de colesterol no organismo, porque as fibras vegetais, não digeridas, carregam estes lipídios que são eliminados pelas fezes.