Vasculites associadas ao anticorpo anticitoplasma de neutrófilo (Anca) são um grupo de doenças caracterizadas histologicamente por vasculite necrotizante de vasos de pequeno calibre.
A mieloperoxidase sinaliza e identifica o estado de inflamação aguda da circulação coronariana pelo aumento da ativação de neutrófilos que precede a injúria miocárdica. Esses achados encorajam o desenvolvimento de estratégias farmacológicas que modulem a atividade catalítica desta enzima.
O teste ANCA (Anticorpo citoplasmático anti-neutrófilo) revolucionou o diagnóstico e o tratamento de várias vasculites autoimunes. Os anticorpos pANCA e cANCA provaram ser úteis clinicamente e são interessantes a nível científico na detecção de doenças como a granulomatose de Wegener (WG) e glomerulonefrite crescente.
Significado de Anca substantivo feminino [Anatomia] Região correspondente à junção dos membros inferiores com o tronco; articulação do fêmur com o osso ilíaco; articulação coxofemoral. Parte do corpo dos quadrúpedes em que se inserem as patas posteriores: as ancas do cavalo; garupa.
Vasculite As vasculites sistêmicas são um grupo heterogêneo de doenças de etiologia autoimune caracterizadas pela inflamação da parede dos vasos. Neste contexto, podem ser acometidos vasos de calibre variados, tais como veias, artérias, capilares ou ambos.
A cutânea na maioria das vezes é tratada com medicação sintomática e observação. As vasculites que envolvem todo o corpo costumam ser tratadas com corticoides e, eventualmente, em casos mais graves, com medicamentos chamados de imunossupressores, que diminuem a resposta inflamatória do organismo.
As causas mais comuns são as infecções por vírus, doenças autoimunes (como lúpus, artrite reumatoide e esclerodermia, por exemplo), reações alérgicas a medicamentos e alguns tipos de câncer, entre eles, a leucemia e os linfomas.
A crioglobulinemia mista (CM) é uma doença multissistémica rara caracterizada pela presença de complexos imunes crioprecipitáveis circulantes no soro, que se manifesta clinicamente por uma tríade clássica de púrpura, fraqueza e artralgia.
O acometimento cutâneo O diagnóstico de púrpura é definido como lesões hemorrágicas cutâneas que não clareiam à vitropressão, com diâmetros de cerca de 10 mm ou mais, e, geralmente, localizada nas superfícies extensoras dos membros. Estas lesões podem se alargar e se transformar em equimoses palpáveis.