Locução Verbal é a junção de dois ou mais verbos, sendo um auxiliar e um principal, os quais exercem a função morfológica de apenas um verbo. ... Os verbos principais, por sua vez, expressam a ideia central da ação praticada. Observe o exemplo: Não pare agora...
Quando dois verbos ou mais aparecem um ao lado do outro em uma sentença, agindo como se fossem apenas um verbo, temos uma locução verbal, que é constituída por um verbo auxiliar flexionado ao lado de um verbo principal.
As locuções verbais, também chamadas de perífrases verbais, desempenham o papel equivalente a um verbo único na frase. São compostas por um verbo principal em um das suas formas nominais + um verbo auxiliar.
Resposta. Nos dois casos faz parte de uma locução verbal, porque está indo é o mesmo de vai.
As Formas Nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio. São chamadas de nominais pelo fato de desempenhar um papel semelhante aos dos substantivos, dos adjetivos ou dos advérbios e, sozinhas, não serem capazes de expressar os modos e tempos verbais.
As formas nominais do verbo são:
São três as formas nominais: infinitivo, gerúndio e particípio, construídas a partir do tema (radical + vogal temática) e acrescidas das desinências. ... ► -r: para o infinitivo: brincar, conhecer, sorrir. ► -ndo: para o gerúndio: pensando, fazendo, partindo.
Veja alguns exemplos: Aceitar (aceitado e aceito); Eleger (elegido e eleito); Entregar (entregado e entregue);
Existem diferenças importantes entre o gerúndio e gerundismo: O gerúndio é uma forma nominal do verbo, enquanto o gerundismo é caracterizado pelo uso abusivo dessa forma.