Gradação é uma figura de linguagem, relacionada com a enumeração, onde são expostas determinadas ideias de forma crescente (em direção a um clímax) ou decrescente (anticlímax). ... Exemplos como figura de linguagem: Dei um passo, apressei-me, corri.
1. Aumento ou diminuição gradual.
Gradação é uma figura de linguagem caracterizada por um encadeamento de ideias que pode seguir uma ordem crescente ou uma ordem decrescente....Exemplos de gradação descendente:
Ela ocorre mediante uma hierarquia dos termos que compõem a frase. A gradação é empregada por meio da enumeração de elementos frasais. Tem o intuito de enfatizar as ideias numa sentença de ritmo crescente, até atingir o clímax (grau máximo).
a gradação é uma enumera linguagem que é em ordem de crescimento de direção na tira fala de uma conseqüência de fatos que ele tem vários medos e no último quadrinho o medo dele fica sem sentido.
A figura de estilo conhecida como clímax, ou "gradação ascendente", consiste na enumeração de uma sequência de ideias em andamento crescente.
A comparação usa alguns termos de conexão para comparar características entre dois ou mais elementos. ... A metáfora é um tipo de comparação implícita, sem termo comparativo, estabelecendo uma relação de semelhança, usando termos com significados diferentes do habitual.
substantivo feminino Conjunto dos fios que os tecelões fazem passar com a lançadeira entre os fios estendidos do urdimento e transversalmente a estes. Conjunto desses fios já tecidos; teia: a trama de um pano.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Em um tecido, conjunto de fios que se cruzam no sentido transversal do tear, entre os fios da urdidura; textura: “[…] vedes esta rosa entre folhas, labiada em pétalas esplêndidas sobre a trama da tecelagem?” ( RP ) . 2 O tecido formado pelo entrelaçamento dos fios; tela.
Alinhava vem do verbo alinhar. O mesmo que: perfilava, compunha, igualava, regrava, retificava, enfileirava.
A urdidura é o conjunto de fios, colocados em primeiro lugar, paralelos uns aos outros, no sentido do comprimento do tear.
adjetivo Característica daquilo que não é usual; que é fora do comum. Que não se encontra facilmente; que não aparece ou se utiliza de maneira frequente. Que se afasta das normas gerais; incomum, estranho: ato ou comportamento inusitado.
Unbutton, em tradução literal para o português, quer dizer desabotoar. ... Unbutton é uma expressão sem uma definição muito clara, mas que está sempre associada àquilo que é diferente, inusitado.
Nelson Rufino