Termômetros infravermelho são sensores capazes de aferir a temperatura de corpos ou superfícies através da radiação emitida por eles, a medição da temperatura é feita de modo que o sensor não precisa tocar a superfície.
Atualmente são utilizados os termômetros de radiação que atuam a grandes distâncias, isto é, sem contato com o objeto. ... Pode ser utilizado para a medida de temperatura de qualquer sistema que emite radiação eletromagnética na forma de luz visível ou radiação infravermelha, assim como a radiação de corpo negro.
O termômetro é um instrumento que serve para medir a temperatura corporal, de objetos e até mesmo do ambiente. ... Mas a verdade é que existem diversos tipos de termômetros, que utilizam diferentes princípios de medição e podem ser utilizados para outros objetivos.
Tipos de termômetros
O termômetro mais popular é o termômetro líquido ou clínico, no qual a temperatura do corpo pode ser medida através da variação da altura do líquido presente dentro do termômetro. Esse líquido geralmente é mercúrio ou álcool colorido.
termômetro de mercúrio
A forma mais precisa para medir a temperatura de uma criança é usar o termômetro digital na região retal ou oral, embora costumamos fazer isso nas axilas. A temperatura retal fornece as melhores leituras com relação aos pequenos. As versões de ouvido é outra opção para bebês e crianças mais velhas.
1 – Prepare um copo com gelo picado e preencha com água gelada; 2 – Mexa e insira a haste do termômetro até o meio do copo, sem tocar as paredes ou fundo, deixando por pelo menos 15 segundos. A temperatura deve estabilizar em 0°C, atestando assim que o termômetro está calibrado.
O termômetro digital da Toth Lifecare é o melhor termômetro infantil para medição de temperatura de bebês, pois possui um modo especial de medição de temperatura para crianças, modo infantil, é um termômetro digital clínico de alta precisão, com medição em menos de 1 segundo e com registro na ANVISA.
Há vários critérios gerais a levar em conta ao escolher um termómetro clínico, tais como a zona de medição, o tipo de termómetro, o conforto do paciente e, ainda, questões de higiene e de segurança. Zona de medição: a medição da temperatura pode ser retal, oral, timpânica, frontal ou axilar.
O termômetro mais comum, mais prático e mais seguro de utilizar é o termômetro digital, pois consegue fazer a leitura da temperatura debaixo da axila e produz um sinal sonoro quando chega na temperatura corporal.
Para medir a temperatura do corpo com o termômetro digital não tem mistério. Você só precisa ligar o aparelho, esperar que no visor apareça o número zero e colocar a parte prateada na axila.
Retal: para esse método, utiliza-se um termômetro retal. Esse é recomendado para bebês, pois não são capazes de segurar o termômetro na boca de forma segura. Axilar (sob a axila): é o método mais utilizado. Coloque o termômetro sob a axila, com o braço pressionado contra o corpo, durante cinco minutos antes da leitura.
Axilar (sob o braço) Como medir uma temperatura axilar 1. Limpe o termômetro com água fria e sabão e enxague. 2. Coloque a ponta do termômetro no centro da axila.
Onde medir a temperatura com precisão A temperatura pode ser medida no tímpano (ouvido), na boca, na testa, na axila e no reto, sendo que o valor determinado pelo termómetro pode variar com o local. De uma forma simples, qualquer medição acima de 38ºC corresponde a febre.
A temperatura axilar normal varia de 36,5 ºC pela manhã a 37,2 ºC à tarde; a temperatura bucal é aproximadamente 0,5 ºC a mais do que a axilar, e a retal 0,8 a 1 ºC maior que a axilar, ou seja, 37,8 ºC, podendo atingir até 38,5 ºC.
Para medir a febre no bebê deve-se colocar a ponta metálica do termômetro de vidro debaixo do braço do bebê, deixando ali por pelo menos 3 minutos, e depois verificar a temperatura no próprio termômetro. Outra possibilidade é usar um termômetro digital, que mostra a temperatura em menos de 1 minuto.
Para medir a temperatura com o termômetro digital, deve-se seguir os passos:
No caso de recém-nascidos, segundo a Organização Mundial de Saúde, a temperatura normal é entre 36,5 a 37°C. A OMS classifica a hipotermia em três níveis: Hipotermia leve: temperatura entre 36,0 e 36,4°C.
Qual é a temperatura normal de um bebê? O bebê que ainda toma leite materno possui uma temperatura corpórea maior do que a de um adulto. Em uma criancinha, o intervalo considerado normal geralmente está entre 36,5ºC, pela manhã e 37,2ºC, pela tarde.
Se a temperatura for superior a 38°C (100,4°F), significa que a criança tem febre. Nas crianças mais velhas, a temperatura pode ser medida na boca (temperatura oral). Se a temperatura for superior a 37,5°C (99,5°F), significa que a criança tem febre.
A temperatura normal do corpo humano é de 35,5ºC a 37,5ºC, e em bebês também. A grande diferença é que o bebê ainda não tem controle total da manutenção das temperaturas (calor e frio) e, quando o ambiente está muito quente, ele não consegue se resfriar até manter sua temperatura normal.
Febre é a elevação da temperatura corporal acima do considerado “normal”, que varia aproximadamente entre 36.
Para baixar a febre do bebê é aconselhado:
A febre é uma temperatura corporal elevada. A temperatura é considerada elevada quando é superior aos 38 °C, conforme medida com um termômetro na boca ou mais alta que 38,2 °C, se medida por um termômetro no reto.
A febre aguda em bebês é geralmente causada por uma infecção. O surgimento de dentes normalmente não causa febre acima de 38,3 ºC. As causas mais comuns da febre aguda são: Infecções respiratórias devidas a vírus, tais como resfriados e gripes.
A irrupção dos dentes pode causar desconforto e irritação, mas não febre alta, com temperatura maior que 38ºC. Acontece que, o início da dentição ocorre na mesma fase em que as crianças começam a pegar objetos com as mãos e colocar na boca, o que pode resultar em infecções e, consequentemente, em febre.
Para bebês acima de 3 meses, a orientação é observar por 48 horas se ele tiver febre, e procurar o médico depois disso. Mas busque ajuda imediatamente se ele estiver prostrado demais, ou com dificuldade de respirar. E no caso de febres acima de 39 graus, é melhor falar com o pediatra mesmo antes das 48 horas.
A febre durante o nascimento dos primeiros dentes é normal e, em geral, não dura mais de um dia. Se a febre durar mais de dois dias, você deve definitivamente entrar em contato com o pediatra.
Se o bebê apresenta reações como choro irritação, perda de sono ou de apetite, aumento da salivação, gengiva avermelhada e inchada, rostinho corado, diarreia leve e, sim, elevação moderada da temperatura, pode ser um aviso de que um dentinho chegou ou está por vir.