3: Qualidade de Movimento que refere-se a tensão muscular com a qual se deixa fluir um movimento - fluência contínua e interrompida e seus graus de tensão.
EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.)
O PLANO – Conceitualmente, a trajetória de uma linha em movimento, (em outra que não seja sua direção intrínseca) se torna um plano. Como elemento visual, possui comprimento e largura, tem posição e direção, é limitado por linhas e define os limites extremos de um volume.
Conceitualmente a linha é o ponto em movimento, por esse motivo uma sequência de pontos próximos dão ideia de linha. Como elemento visual a linha pode ter cor, textura, comprimento e largura. A linha é um elemento secundário, pois tem como origem o ponto. A linha possui posição e direção limitadas por pontos.
Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas.
Resumo: Com uma presença quase exclusiva nos meios de comunicação, a imagem como representação visual perpassa todas as áreas e segmentos da sociedade. Representa mais do que um recurso estético no sentido alegórico, assumindo um papel decisivo na construção de significados.