A fluoroscopia consiste na obtenção, através desse dispositivo, de imagens de raios X em grande número e com alta resolução temporal que permitem ver o interior do paciente em movimento. As imagens geradas pelo aparelho podem ser gravadas com alta qualidade e revistas posteriormente.
A angiotomografia é um dos mais importantes exames para diagnóstico por imagens. Ela torna possível estudar vasos sanguíneos sem submeter o paciente a procedimentos invasivos.
A angiografia é um exame de diagnóstico que permite visualizar melhor o interior dos vasos sanguíneos, servindo para avaliar a sua forma e diagnosticar possíveis doenças como aneurisma ou arteriosclerose, por exemplo.
A Angiografia cerebral consiste em um exame neurorradiológico realizado após punção femoral e que com auxílio de cateteres de diferentes formatos e de um fia guia com o objetivo de avaliar a circulação intracraniana com a visualização dos vasos assegurados em decorrência de uso de contraste não iônico e de radiação ...
Como é feito: O exame é realizado por médicos especializados na área de cirurgia vascular, cardiologia intervencionista ou neurorradiologia intervencionista. Tem duração de 20 a 40 minutos, variando de acordo com o local a ser examinado e a complexidade da patologia do paciente.
Entenda: Em geral, chamamos de cateterismo os procedimentos diagnósticos, que visam descobrir doenças, medir a gravidade delas e propor um tratamento. É indicado para encontrar obstruções, alterações e detalhes de um possível problema. Já a angioplastia é o tratamento em si.
Tipos de angiografia
Injeta-se contraste IV por meio de um cateter inserido em um vaso sanguíneo que se conecta com o vaso a ser examinado. Pode-se usar um anestésico local ou um sedativo.
A Angio Ressonância ou Angiografia por Ressonância Magnética é um método de exame não invasivo utilizado para visualizar as veias e artérias do corpo.