O negócio pode ser oneroso (há contraprestação), gratuito (apenas uma das partes tem vantagem patrimonial), neutro (sem alguma vantagem ou desvantagem para as partes) ou bifronte (quando o negócio se inicia oneroso e por fim acaba sendo gratuito, ou vice versa) dependendo se há disposição patrimonial de ambas as partes ...
advérbio De maneira onerosa; em que há muitos encargos, tributos, impostos; de modo dificultoso, pesado. Etimologia (origem da palavra onerosamente).
O que é Oneroso: Oneroso é tudo aquilo que implica gastos, despesas, ônus. É sinônimo de dispendioso. ... São designados por contratos onerosos aqueles em que as duas partes envolvidas têm reciprocidade de obrigações e vantagens econômicas. É o caso por exemplo, da locação de um escritório.
Os negócios jurídicos Neutros, são aqueles em que não há qualquer vantagem ou desvantagem para qualquer uma das partes. Finalmente, os Bifrontes são aqueles em que o negócio jurídico se inicia oneroso e por fim acaba sendo gratuito, ou vice-versa.
· Principal ou acessório - Negócio jurídico principal é aquele que existe por si mesmo e independentemente de qualquer outro. Já o negócio jurídico acessório é aquele que está subordinado a um outro negócio jurídico.
104 do Código Civil, que determina o que é necessário para a validade do negócio:
PLANO DA EFICÁCIA – neste plano estão os efeitos gerados pelo negócio em relação às partes e em relação a terceiros. São elementos relacionados com a suspensão e resolução de direitos e deveres.