Monopsônio é uma estrutura de mercado na qual há apenas um comprador para os diversos vendedores de determinado bem ou serviço.
No mercado monopolista, as organização apresentam um poder que tem como resultado a persuasão do cliente. Assim, o produto particular, por ser diferenciado dos outros concorrentes, pode apresentar uma diferença de preço expressiva. É válido destacar que há diferentes formas de monopólio.
O Monopólio Régio eram os direitos que o Rei dava a si mesmo de explorar preferencialmente uma série de recursos e regiões do Brasil, sendo parte do Monopólio Régio, por exemplo, vastas regiões de mineração (no ciclo do ouro) e os engenhos mais lucrativos do Brasil (no ciclo do açúcar), sendo economicamente e ...
Um monopólio natural surge quando existem economias de escala sobre uma faixa relevante da produção. Curvas de Demanda para as Firmas Competitivas e Monopolistas... A receita marginal do monopolista é sempre menor que o preço do bem.
Entre as causas do monopólio podemos citar as características particulares de cada mercado e a falta de regulamentação governamental. Quando em um mercado não existe concorrência ou há apenas um fornecedor, o monopolista estabelece o preço que lhe dá maior lucro tendo em vista a relação entre custo e produção.
O Capitalismo Financeiro – também conhecido como Capitalismo Monopolista – é a fase do sistema capitalista caracterizada pelo crescimento da especulação financeira em torno de ações de empresas, juros, títulos de dívidas e outras formas de crédito que se transformaram em mercadorias, sendo comercializadas como tais.
O capitalismo informacional teve início com a quebra da bolsa de valores de nova York (1929), ganhando força na virada do século. No entanto, há controvérsias sobre a data de origem do capitalismo informacional. Para alguns estudiosos, ele começou no período do pós-guerra e, para outros, a partir da década de 80.