tormento infligido a alguém devido à sua defesa de certa causa, doutrina, crença, etc.
substantivo feminino Ação ou efeito de aderir, de colar: adesão do sapato ao pé. Apoio ou reconhecimento em relação a; aprovação, consentimento, apoio: não conseguiu adesão à proposta.
A Igreja Católica reconhece como válido o chamado "batismo de sangue" no lugar do batismo sacramental. Em geral são considerados mártires aqueles que morrem nas perseguições religiosas. Dos apóstolos de Jesus, seu amado discípulo João, filho de Zebedeu, foi o único que não morreu mártir.
O flagelo pode ser considerado como sendo um nano-motor da célula bacteriana, o que dá mobilidade a célula bacteriana, além disto também é um sensor mecânico que detecta alterações no ambiente.
Esporulação ou esporogênese. É o processo pelo qual alguns gêneros de bactérias, como Bacillus e Clostridium, formam esporos quando estão em condições críticas para sua sobrevivência.
Os esporos são produzidos no interior de estruturas denominadas estróbilos. Formação dos megásporos e das oosferas: a formação dos megásporos ocorre nos estróbilos femininos dentro de estruturas chamadas megasporângios. No interior do megasporângio uma célula diploide sofre meiose e origina quatro células haploides.
As bactérias, na forma vegetativa, são pouco re sistentes aos meios desfavoráveis à sua sobrevivência; qual quer bactéria , na forma vegetativa, é destruída pela água em 47 Page 3 ebulição e por certos agentes químicos, em determinada con ceutração, num período de exposição de 30 minutos.
De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo.
As bactérias vivem dentro e fora do organismo humano. Mais do que no banheiro ou na cozinha, estão na nossa pele, na boca e no intestino. “Normalmente vivem em paz conosco e, inclusive, são úteis, ajudando na nossa digestão.
Para identificar se uma bactéria é gram-positiva ou gram-negativa, utiliza-se a Coloração de Gram, uma técnica criada por Hans Christian Gram que submete as bactérias a corantes e permite a coloração de sua parede.
Tipos de agrupamentos bacterianos As células bacterianas podem apresentar forma esférica (coco), de bastonete (bacilo), espiralada (espirilo) e de vírgula (vibrião). Os agrupamentos são desdobramentos dos formatos das células, como dois cocos unidos (diplococo), por exemplo.
- Diplobacilos: Bacilos organizados aos pares. - Estreptobacilos: Bacilos organizados em cadeias. - Paliçada: Bacilos organizados lado a lado. → Espirilos: Bactérias espiraladas rígidas.
As bactérias são tradicionalmente classificadas de acordo com seu formato e arranjo, porém podem ser diferenciadas também de acordo com a estrutura de sua parede celular.
As bactérias Gram-negativas são classificadas pela cor que adquirem depois de submetidas a um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-negativas adquirem coloração vermelha quando se usa esse processo. As outras bactérias adquirem coloração azul. Elas são chamadas bactérias Gram-positivas.
Cerca de 90 a 95% das bactérias Gram-negativas são patogênicas e muitas Gram-positivas são não patogênicas e algumas, inclusive, são úteis. As paredes mais complexas das bactérias Gram-negativas as tornam mais resistentes e dificultam que os antibióticos e outros medicamentos adentrem em seu interior.
O ácido nalidíxico (24), sintetizado em 1962, foi o protótipo desta classe de antibióticos. É ativo frente a bactérias Gram negativo e utilizado no tratamento de infecções do trato urinário, porém, os micro-organismos podem adquirir rápida resistência a esse antibiótico.
O tratamento mais comum para a sépsis provocada por bactérias, sejam elas Gram positivas ou negativas é o uso de antibióticos.
Esses microrganismos comensais e outros, provenientes de reservatórios animais ou ambientais, podem causar doenças. Infecções do trato urinário, diarreia, peritonite e infecções da circulação sanguínea geralmente são causadas por bacilos Gram-negativos. As bactérias Gram-negativas causam peste, cólera e febre tifoide.
Exemplos de bactérias Gram-negativas Escherichia, Helicobcater, Hemophilus, Neisseria, Klebsiella, Enterobacter, Chlamydia, Pseudomonas, Salmonella, Shigella.
De forma resumida, podemos entender a resistência microbiana como um fenômeno caracterizado pela capacidade de microrganismos (bactérias, fungos, parasitas etc.) resistirem à ação de antimicrobianos.
Nas bactérias, os genes que conferem resistência aos antibióticos encontram-se geralmente em pequenos filamentos de DNA extracromossômico (os plasmídeos), transferidos de um organismo ao outro (mesmo de espécies diferentes), durante a conjugação.
Responsável por impactos de dimensões sociais, econômicas e ambientais, a resistência eleva custos de tratamentos, prolonga a permanência de pacientes em hospitais e contribui para o aumento dos índices de mortalidade. Quando os antibióticos se tornam ineficazes, o número de infecções mais difíceis de tratar aumenta.
A resistência ocorre, principalmente, em virtude do surgimento de mutações que conferem às bactérias proteção contra os antibióticos. Essas mutações ocorrem ao acaso, entretanto, com o uso incorreto de medicamentos, elas acontecem com maior frequência, ou seja, o processo torna-se acelerado.