Odontologia. Em odontologia dentes hígidos se refere a dentes em bom estado de saúde, sem nenhuma patologia no momento, usado geralmente para diferenciar dos dentes com patologias.
A face proximal do dente é dividida em terço vestibular, médio e lingual no sentido horizontal. No sentido vertical em terço incisal ou oclusal, médio e cervical. 13. Nomenclatura das Faces As faces oclusais também são divididas em terços.
Ele é composto, na maior parte, por dentina, que circunscreve a cavidade pulpar*. A dentina é recoberta, na coroa, pelo esmalte e na raiz, pelo cemento*. No colo, a junção cemento-esmalte* desenha uma linha sinuosa bem nítida - a linha cervical*. ... Uma coroa dental tem faces*, bordas e ângulos.
A figura abaixo, por exemplo, mostra essas divisões em um dente posterior inferior e um dente anterior superior: Nota: a região do colo dental é denominada região cervical.
As lesões cervicais não cariosas (LCNC) caracterizam-se pela perda irreversível e gradual de tecido mineralizado junto da jun- ção amelo-cementária, sem qualquer envolvimento bacteriano e é um dos fatores relacionados à hipersensibilidade dentinária (HD), caracterizado por uma dor aguda, provocada e de curta duração.
Nomeando os dentes permanentes sob o sistema de numeração universal
Sistemas de numeração dos dentes O primeiro quadrante (1) é o da parte superior direita da nossa boca; o segundo (2), da superior esquerda; o terceiro quadrante (3) corresponde à parte inferior esquerda; e o quarto (4) à inferior direita, na dentição definitiva.
Os dentes são numerados de 1 a 32; começando superiormente da direita para a esquerda, e em seguida inferiormente, também da direita para a esquerda.
Os adultos têm mais dentes do que as crianças; a maioria dos adultos possui 32 dentes. Dentre esses dentes, há 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo 4 dentes do siso). A maioria das pessoas tem o conjunto completo de dentes adultos assim que atingem a adolescência.
Os dentes sisos (terceiros molares) são os últimos dentes a se formarem em nossas bocas. Temos 4 dentes sisos, 2 superiores e 2 inferiores que nascem de forma aleatória, e ficam localizados atrás de todos os outros dentes, no término das arcadas dentárias em ambos os lados.