EQST

Em Qual Das Acepçes O Verbo Assistir E Transitivo Direto?

Em qual das acepções o verbo assistir e transitivo direto?

O verbo assistir será transitivo direto quando tiver significado de ajudar, auxiliar, prestar assistência, socorrer. Portanto, sem preposição! O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber.

Quanto a regência do verbo assistir Pode-se afirmar que?

a regência do verboassistir” está adequada, pois esse verbo no sentido de “presenciar, ver” não exige preposição. ... a regência do verboassistir” está inadequada, pois “assistir” no sentido de “presenciar, ver” não exige preposição.

Quanto a regência do verbo assistir Pode-se afirmar que a o verbo assistir foi empregado no sentido de prestar atendimento B o trecho assiste Tela Quente está de acordo com a norma culta da língua portuguesa C o verbo assistir foi empregado no sentido de ver logo?

O trechoassiste tela quenteestá de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa. O verbo assistir foi empregado no sentido de ver, logo não requer a preposição a. ... O verbo assistir foi empregado no sentido de prestar atendimento, assim requer a preposição a.

O que é verbo transitivo direto exemplo?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. ... Objeto direto: meu bolo predileto)

Quais são as Regencias verbais?

Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Os verbos são os termos regentes, enquanto os objetos (direto e indireto) e adjuntos adverbiais são os termos regidos.

Qual é o conceito de regência verbal?

Conforme o próprio nome já indica, a regência verbal trata da relação de subordinação entre um verbo e outro termo, sendo este o complemento e/ou a preposição.

O que é um erro de regência verbal?

Erros de regência verbal (Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.

Quando ocorre regencia verbal?

Ocorre regência quando há um termo regente que apresenta um sentido incompleto sem o termo regido, ou seja, sem o seu complemento. O que é regência verbal? A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição.

Quais são os verbos transitivos indiretos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. ... Quando, porém, for usado um pronome oblíquo átono como objeto indireto, ela desaparecerá: “Obedeço a eles” = “Obedeço-lhes”.

O que é verbo intransitivo e exemplos?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

O que são verbos transitivos e Intransitivos exemplos?

Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido.

Qual é a classe gramatical de andar?

A classe gramatical de andar é verbo.

O que é verbo intransitivo Brainly?

Verbos intransitivos são verbos com significado completo, não sendo necessária a junção de objeto direto e objeto indireto para complementar o seu sentido. Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto.