Nesse caso, a Educação Física Escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve ensinar a importância do movimento humano, suas causas e objetivos, e criar condições para que o aluno vivencie esse movimento de diferentes formas para que possa usá-lo no seu cotidiano, dentro e fora da escola.
A disciplina vem para somar e contribuir com a educação intelectual e moral nas escolas. Ela deve instigar o aluno a entender os limites do próprio corpo, exercendo, assim, o papel de compreendê-lo como sujeito ativo dentro do espaço da escola e da sociedade.
Entende-se a Educação Física Escolar como uma disci- plina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usu- fruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginás- ticas em benefício do exercício crítico da ...
Dentro desse conceito, a Educação Física na escola tem papel fundamental na formação dos alunos, pois desenvolve os aspectos físicos do indivíduo, como também a parte cognitiva, sua sociabilidade e autonomia. Além disso, é na fase escolar que se desperta o interesse para a busca de uma vida saudável e ativa.
Benefícios da prática regular da atividade física Do ponto de vista musculoesquelético, ajuda na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças e adolescentes pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
A Educação Física se justifica na escola já que não há outra prática pedagógica que se ocupe da dimensão cultural de que só a Educação Física trata que é a cultura de movimento humano, expressa nos jogos, nas danças, nas lutas, nos esportes e nas ginásticas.
A educação Física é uma das áreas de conhecimento ligada ao estudo das atividades físicas, visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento correto dos movimentos corporais e motores. Trabalha também no sentido terapêutico, na manutenção e reabilitação da saúde e ate mesmo para prevenir e evitar certos tipos de doenças.
Física são ótimas, porque está nos ajudando a termos sabedorias de alguns esportes e praticarmos movimentos que tirem o sedentarismo, porque quando não praticamos nada de exercícios ou esportes, além do sedentarismo, temos as dores nas colunas que podem vir ao longo dos anos,e nas escolas é uma boa atitude ter essas ...
Aspectos positivos e negativos são basicamente qualidades e defeitos de alguma situação ou alguma coisa em específico, tal como "pontos positivos e negativos das hidrelétricas", por exemplo.
1-Conhecimento sobre o corpo, 2-Esporte, 3-Jogos, 4-Lutas, 5-Ginástica, 6-Dança.
Indo além do aspecto físico da prática É importante ressaltar que fazer educação física na escola ajuda os alunos a se desenvolverem pessoal e socialmente. Eles trabalham como indivíduos, em times ou equipes, desenvolvendo conceitos de justiça, além de responsabilidade pessoal e social.
Resposta. Resposta: jogos,lutas, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas, conhecimento sobre o corpo!
O primeiro documento (1° versão) estabeleceu os seguintes conteúdos: Brincadeiras e jogos, esportes, exercícios físicos, ginástica, lutas, práticas corporais alternativas, práticas corporais de aventura e práticas corporais rítmicas.
Atividades de Educação Física
Caminhar, subir escadas, andar de bicicleta, trabalhar no jardim ou dançar são exemplos de atividade física. ... Se gosta de caminhar, nadar, fazer hidroginástica, andar de bicicleta, esteira, o recomendado é de 40 a 60 minutos diariamente ou 3 a 4 vezes por semana.
Acompanhe abaixo 5 áreas da Educação Física:
CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS: 1) Jogos motores; 2 )Jogos sensoriais; 3) Jogos criativos; 4) Jogos recreativos; 5) Jogos intelectivos; 6) Jogos pré-desportivos; 7) Jogos sociais; 8) Jogos mentais; 9) Jogos esportivos; 10) Jogos competitivos; 11) Jogos aquáticos.
Jogos: quando, como e por que usar
O Jogo é uma atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que definem perda ou ganho. A palavra “jogo” se origina do vocábulo latino iocus que significa diversão, brincadeira.
Jogos motores - didática de educação física
Jogos motores são aqueles que exigem a participação de todo o corpo, mas dependem, principalmente, dos músculos.
Ações como recriar a história de um livro ou montar um roteiro próprio, brincar de casinha ou de detetive, sempre colocando os alunos como personagens ativos dessa atividade, representam o que chamamos de jogos simbólicos.
Dentre exemplos de jogos sensoriais, pode-se citar: