O derrame pleural, ou água na pleura, é caracterizado pelo acúmulo excessivo de líquido no espaço entre a pleura visceral e a pleura parietal.
A cirurgia dura de 2 a 4 horas e na maior parte das vezes o paciente é encaminhado à UTI para passar a primeira noite pós-operatória. A complexidade da cirurgia, idade do paciente, doenças de base, entre outros fatores, são os critérios utilizados para a indicação de UTI.
Quanto tempo dura o procedimento?? Média de 3 até 4 horas, a depender do cirurgião e da qualidade dos materiais oferecidos pelo hospital.
A pleurodese é um procedimento que consiste na inserção de uma droga no espaço que fica entre o pulmão e o peito, chamado de espaço pleural, que vai induzir um processo inflamatório, fazendo com que o pulmão adira à parede do peito, de forma a prevenir o acúmulo de fluido ou ar nesse espaço.
A pleura á a membrana que envolve os pulmões, o mediastino e a parede interna do tórax. Existem vários tipos de câncer da pleura (benignos ou malignos) que podem se desenvolver. O mais comum é o mesotelioma, que, quando localizado, é geralmente benigno, e quando difuso, é sempre maligno.
O mesotelioma é um tumor originário em superfícies serosas recobertas por mesotélio, com cerca de 80% dos casos localizados na pleura, mas, podendo também ocorrer no peritônio, pericárdio e túnica vaginalis. A principal causa do mesotelioma é a exposição ocupacional ao asbesto.
Os principais sintomas são:
Derrame pleural (ou derrame da pleura) é o acúmulo anormal de líquido na cavidade pleural, que é o espaço entre as pleuras visceral e parietal, que envolvem o pulmão e forram internamente as paredes da cavidade torácica. Elas deslizam uma sobre a outra, separadas por uma fina película de líquido.
A análise do líquido pleural é usada para diagnosticar a causa de inflamação na pleura (pleurite) e/ou acúmulo de líquido no espaço pleural (derrame pleural).
Se o paciente tiver derrame pleural exsudativo, as seguintes provas devem ser solicitadas: glicose, amilase, contagem celular diferencial, estudos microbiológicos e citologia. Sinônimos: Avaliação citológica de líquidos.
Exsudato: Líquido com alto teor de proteínas séricas e leucócitos, produzido como reação a danos nos tecidos e vasos sanguíneos. Purulenta: Em que há pus ou cheio de pus; infeccionada. Que segrega pus. No sentido figurado, cuja conduta inspira nojo; repugnante, asqueroso, sórdido.