Quando organismos de espécies diferentes apresentam órgãos que possuem a mesma origem embrionária e desempenham a mesma função ou não, dizemos que os órgãos são homólogos. ... Existem ainda órgãos que desempenham a mesma função, mas não possuem a mesma origem embrionária. Esses órgãos são chamados de análogos.
Analogia em Biologia Na Biologia, trata-se de “semelhança funcional entre órgãos de diferentes estruturas e origens embriológicas” (Dicionário Houaiss). Por exemplo, as asas de inseto e as asas de aves são originadas de forma diferente, mas são análogas, pois têm a mesma função: possibilitar o voo.
As homologias apresentam semelhanças porque têm a mesma origem embriológica. As estruturas homólogas são resultado do processo evolutivo em que espécies próximas tendem a serem mais similares e compartilharem estruturas homólogas. As analogias apresentam semelhanças mas não têm a mesma origem embriológica.
Analogia evolutiva compreende a semelhança morfológica apresentada pelas estruturas, considerando a adaptação à execução de uma mesma função. ... Órgãos análogos, por exemplo, são aqueles que desempenham a mesma função em determinadas espécies, mesmo possuindo origens evolutivas diferentes.